Qual é o sufixo de dentista?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Os vocábulos “dentista” e “algodoal” apresentam os sufixos nominais “-ista” e “-al”.

j) Cozinheiro. Cozinh + eiro. Radical Cozinh + Sufixo eiro.

Sufixos. Os sufixos são afixos que formam palavras a partir de um morfema que sucede o radical. Assim, eles modificam o seu sentido e, principalmente, alteram a classe gramatical a qual pertencem. Os sufixos podem ser nominais, verbais e adverbiais.

Assim, ao analisarmos a palavra “livraria”, temos: livr – constituindo o radical. -aria – representando o sufixo, ou seja, a parte que lhe foi acrescentada, dando origem a um novo vocábulo.

O gênero feminino, por sua vez, é indicado pelo sufixo -a (desinência de feminino). Quando flexionamos a palavra cachorro (gerando “cachorra”), o que ocorre é a “queda” da vogal temática -o quando se insere o sufixo de gênero feminino -a.

O prefixo e o sufixo são morfemas da língua portuguesa, também chamadas de afixos, que são usados com radicais de palavras para formar uma nova palavra que passa a ter um novo significado. O prefixo deve ser colocado na frente do radical e o sufixo deve ser colocado no final do radical.

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.

Sufixos são elementos (isoladamente insignificativos) que, acrescentados a um radical, formam nova palavra. Sua principal característica é a mudança de classe gramatical que geralmente opera. Dessa forma, podemos utilizar o significado de um verbo num contexto em que se deve usar um substantivo, por exemplo.

Origem etimológica:pada + -eiro.

O termo padaria vem «de pada + -aria», e pada, por sua vez, vem «do latim panata-, de pane-, "pão"».

Origem etimológica:cardiologia + -ista.

nome de dois géneros
Pessoa que escreve um diário íntimo. Origem etimológica:diário + -ista.

Origem etimológica:amarelo + -ar.

Origem etimológica:papel + -aria.

No referido capítulo, ressaltou-se o caráter avaliativo de adjetivos com o sufixo -oso: “gostoso”, por exemplo, não significa apenas “provido de gosto”, mas “de gosto bom”, assim como “cheiroso” indica que o nome modificado pelo adjetivo não seja apenas “provido de cheiro”, mas “de cheiro bom”.