Qual é o sufixo de cheiroso?

Perguntado por: imuniz8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Plural: cheirosos |ó|. Origem etimológica:cheiro + -oso.

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.

Sufixos

Sufixos NominaisSufixosExemplos
Sufixos Aumentativos-ão -aço -alhão -aréu -arra -(z)arrão -eirão -uçaparedão ricaço grandalhão povaréu bocarra homenzarrão boqueirão dentuça
Sufixos Diminutivos-inho -zinho -acho -icho (a) -eco -ela -ote -iscoPedrinho avozinho riacho barbicha soneca viela velhote chuvisco

Sufixo – O que é
O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas. O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.

Assim, ao analisarmos a palavra “livraria”, temos: livr – constituindo o radical. -aria – representando o sufixo, ou seja, a parte que lhe foi acrescentada, dando origem a um novo vocábulo.

PASTEL > PASTÉI (S) = PASTEIZINHOS. Regra semelhante se aplica às palavras terminadas em AU e AL: DEGRAU = DEGRAUS (AU > AUS);

O termo padaria vem «de pada + -aria», e pada, por sua vez, vem «do latim panata-, de pane-, "pão"».

De grat (eo) + -os (eo).

Um sufixo é um elemento formador de palavras que se coloca depois do radical de uma palavra primitiva, alterando o seu sentido e classe gramatical. Através do uso de sufixos são formados substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Assim, classificam-se em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

Dessa forma, pode-se dizer que o sufixo é o elemento que se agrega após o radical para modificar-lhe o significado. Ele pode ser classificado como nominal, verbal e adverbial.

Sufixos são elementos (isoladamente insignificativos) que, acrescentados a um radical, formam nova palavra. Sua principal característica é a mudança de classe gramatical que geralmente opera. Dessa forma, podemos utilizar o significado de um verbo num contexto em que se deve usar um substantivo, por exemplo.

Riqueza – rico (radical) + eza (sufixo).

Em português, utilizamos o sufixo “ado” ao final das cores para dizermos que algo tem um determinado tom. Por exemplo, “amarelado”, “esverdeado” e “azulado”.

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.

Origem etimológica:diária + -ista.

Na língua portuguesa, existe apenas um único sufixo adverbial: É o sufixo "-mente", derivado do substantivo feminino latino mens, mentis que pode significar "a mente, o espírito, o intento". Já os advérbios que se derivam de adjetivos terminados em –ês (burgues-mente, portugues-mente, etc.)