Qual é o sufixo de cafezinho?

Perguntado por: lmata7 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

As palavras formadas com o sufixo -zinho nunca são acentuadas graficamente. Vale a pena decorar esta regra! O vocábulo cafezinho é formado a partir de café, sendo o seu diminutivo.

Exemplos de sufixos diminutivos
um agente da ação: ferreiro, feirante, dentista, professor,... um nome de um lugar: dormitório, matadouro, padaria,... um agrupamento: arvoredo, casario, gritaria, dinheirama,... um nome técnico: bronquite, morfema, cloreto, sulfato,...

Sufixo – O que é
O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas. O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.

Riqueza – rico (radical) + eza (sufixo).

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.

PASTEL > PASTÉI (S) = PASTEIZINHOS. Regra semelhante se aplica às palavras terminadas em AU e AL: DEGRAU = DEGRAUS (AU > AUS); ANIMAL = ANIMAIS (AL > AIS).

eira

eira” é um sufixo ligado à palavra pedra.

Os vocábulos “dentista” e “algodoal” apresentam os sufixos nominais “-ista” e “-al”.

Assim, ao analisarmos a palavra “livraria”, temos: livr – constituindo o radical. -aria – representando o sufixo, ou seja, a parte que lhe foi acrescentada, dando origem a um novo vocábulo.

cachorro + -inho: cachorrinho bebê + -inho: bebezinho.

A essa unidade mínima significativa que integra a palavra é dado o nome de sufixo. Dessa forma, pode-se dizer que o sufixo é o elemento que se agrega após o radical para modificar-lhe o significado. Ele pode ser classificado como nominal, verbal e adverbial.

Origem etimológica:amarelo + -ar.

Se o afixo estiver antes do radical é chamado de prefixo e se estiver depois do radical é chamado de sufixo. Os prefixos podem modificar o sentido dos radicais, mas geralmente mantêm a classe gramatical a qual pertencem. Os sufixos podem modificar o sentido dos radicais e também a classe gramatical a qual pertencem.

Nesse processo de formação de palavras, existem dois tipos de sufixos, os nominais e os verbais. Os nominais derivam substantivos e adjetivos, ou formas aumentativas e diminutivas, ao unirem-se a radicais nominais ou verbais. Já os sufixos verbais unem-se a radicais nominais para formarem verbos.

Olhar é palavra formada por derivação imprópria, pois o verbo está empregado como substantivo; tristeza é subs- tantivo formado a partir do acréscimo do sufixo -eza ao adjetivo triste; desilusão é um substantivo formado por derivação prefixal (des- + ilusão); conjuntivite é formada por derivação sufixal (conjuntiva + - ...

Assim, formas como povoamento (povoar + mento), povoação (povoar + ção), povinho (povo +inho), povão (povo + ão) e poviléu (povo + éu) são alguns entre muitos exemplos de formas derivadas em que verificamos a estruturação base + afixo, que se concretiza em base + sufixo.

Forme novas palavras acrescentado o sufixo eza :Quem é pobre tem.

ver a gordura de perto
Origem etimológica:gordo + -ura.

Resposta: Se não me engano o Prefixo é ''Biblio'' e o sufixo é teca. Espero ter ajudado!

O motivo pelo qual a palavra "arroz" recebe o sufixo "-es" no plural é porque ela é uma palavra paroxítona terminada em "z", e esse é um dos casos em que a regra de formação do plural é acrescentar "-es" ao final da palavra.