Qual é o suco que tem mais ferro?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Nesse suco, o alimento com maior quantidade de ferro presente em sua composição nutricional é a semente de linhaça. No entanto, a acerola e a laranja são frutas que possuem grandes quantidades de vitamina C, o que ajuda o organismo a absorver o ferro presente nas sementes de linhaça.

1. Suco de beterraba com brócolis e couve. De acordo com a fitoterapeuta, esse suco é ótimo no combate a anemia, pois o brócolis é rico em vitamina B5 e ajuda a combater os sintomas da doença.

Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco. Coco. Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.

Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

O ferro pode ser obtido com a ingestão de algumas frutas, como coco, mamão ou manga desidratados e de frutos secos, como amendoim ou nozes.

Para prevenir esta insuficiência, assegure-se que a sua dieta inclui alimentos como carne vermelha, peixe, feijão, gema de ovo e frutos secos. Nem só da falta de ferro se faz a anemia. A produção constante de glóbulos vermelhos também depende de nutrientes como vitamina B12 ou ácido fólico.

Evitar alimentos que diminuem a absorção de ferro
Além disso, deve-se evitar também a ingestão de bebidas alcoólicas, refrigerantes, café, chá preto, chá-verde, chá mate e chocolate, pois esses alimentos também diminuem a absorção de ferro.

O Leite de Cabra Caprilat é rico em ferro
Além disso, ele estimula a regeneração da hemoglobina, que sofre uma diminuição em casos de anemia.

Deve-se evitar o consumo de chá, café e produtos lácteos às refeições principais, que diminuem a absorção de ferro.

De maneira geral, diversos estudos indicaram que a suplementação com ferro bisglicinato quelato é superior ao sulfato ferroso na correção da anemia e aumento das reservas de ferro do organismo, além de causar menor incidência de efeitos colaterais que poderiam reduzir a adesão do paciente ao tratamento.

Cortar a beterraba em pedaços menores, passar pela centrífuga e adicionar o suco de laranja. Para evitar o desperdício alimentar, pode-se adicionar a polpa da beterraba ao feijão, já que a polpa também é rica em ferro.

Não existe nenhuma contra indicação ao consumo de limão por quem tem diagnóstico de anemia. Dependendo do tipo de anemia a pessoa pode até se beneficiar, pela vitamina C presente no limão. Converse com o seu médico.

Leguminosas
Outras leguminosas como a lentilha, a ervilha e o grão-de-bico são boas fontes não só de ferro mas também de outros minerais como cálcio, magnésio, potássio, fósforo e zinco. Este grupo de alimentos também é rico em fibras, proteínas e vitaminas do complexo B.

O suplemento mais conhecido é o sulfato ferroso, que deve ser tomado em jejum, porque interage com alguns alimentos e pode provocar efeitos colaterais como náuseas e azia, mas existem outros que podem ser tomados juntos com as refeições, como é o caso do gluconato ferroso, em que o ferro está ligado a dois aminoácidos ...

A resposta esperada é de um aumento aproximado de 1 g/dl na dosagem de hemoglobina em 4 semanas.