Qual é o substantivo derivado de mar?

Perguntado por: isalgado7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Os substantivos derivados são substantivos formados a partir de outras palavras.
...
Exemplos de substantivos derivados.

Substantivos primitivosSubstantivos derivados
Marmaré, maresia, maremoto, marina, marinheiro, marítimo

O substantivo derivado é aquele que se origina de outra palavra, normalmente pelo radical. A derivação pode ser do tipo prefixal, sufixal, parassintética, regressiva ou imprópria, dependendo de como ela altera o substantivo primitivo para criar o derivado.

Ribeira – pequeno curso de água como o ribeiro. Ria – que corre no sentido contrário ao do rio, ou seja, do mar para a terra. Riachão – riacho um pouco maior. Regato – pequeno ribeiro.

- Livro: livraria, livreiro, livreto, livrinho.

Palavras da família de lua — lua, luar, aluar, lunar, alunar, sublunar, lua-de-água, lua-de-mel, luademelar, luarejar, luarento, luarizar, luna, lunação, lunado, enluar, lunário, lunático.

Além da piscina, é bom lembrarmos outras palavras derivadas de peixe: pisciano (quem nasce sob signo de Peixes); piscicultura (arte de criar e multiplicar peixes); pisciforme (que tem forma de peixe); piscoso (lugar em que há muito peixe).

Fogueira, fogaréu, fogoso, fogosa.

açucareiro (do substantivo primitivo açúcar)

Portanto, os substantivo derivados de “pedra” são: pedreiro, pedreira, pedregulho, pedrisco, pedragem, etc.

A palavra chuva apresenta a seguinte família de palavras: chuva-criadeira, chuvada, chuva-de-caju, chuva-de-caroço, chuva-de-rama, chuva-de-santa-luzia, chuva-dos-cajueiros, chuva-dos-imbus, chuvão, chuvarada, chuveirão, chuveiro, chuvinha, chuvisco, chuvisqueiro, arco-da-chuva, capa-de-chuva, chuva-de-ouro, chuvada, ...

Resposta:aguar, aguadeiro, aguaceiro, aguaça, aguaçal, aguado, água-pé, aguardente, água-benta, desaguar, desaguamento e desaguadouro.

frutaria

Um substantivo derivado de “fruta” é “frutaria”.

Assim, ao contrário deles, os substantivos chamados derivados são termos que derivam de outros. Por exemplo: casarão (derivado de casa), folhagem (derivado de folha) e arvoredo (derivado de árvore).

Existem diversas palavras derivadas de dente, como dentista, dentadura, dentição, dentinho, dentina e dentuço.

— filho: afilhado, perfilhar.

Se tratando da palavra terra uma palavra primitiva, alguns de seus substantivos derivados são: território, terreno, terrestre, terraço, aterrar etc.

Além da forma chapéu, existem outras: chapeuzinho, chapelinho, chapelão, etc.

Cabelo, cabeleira Cabeluda, descabela Cabelo, cabeleira Cabeluda, descabelada... Entre os elementos que formam a estrutura de uma palavra, há um elemento comum a vários vocábulos, denominado de radical.

À família de palavras de dia, pertencem as palavras diurno e adiar: a primeira tem origem no latim diurnus, que tem a mesma raiz de dies, diei, «dia», donde provém dia (cf. Dicionário Houaiss); a segunda é derivada por parassíntese de dia (cf. idem).

No caso de sapato, podemos citar sapateira, sapatada, sapateiro.

Primitivas: dia, noite, casa. Derivadas: diário, diarista, noitada, anoitecer, casarão, casebre.