Qual é o substantivo derivado de carta?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Substantivo derivado de carta : carteiro,cartazista,cartaz,cartografia,cartazes... Espero ter ajudado.

O substantivo derivado é aquele que se origina de outra palavra, normalmente pelo radical. A derivação pode ser do tipo prefixal, sufixal, parassintética, regressiva ou imprópria, dependendo de como ela altera o substantivo primitivo para criar o derivado.

Carta é um texto cuja finalidade é estabelecer um diálogo entre duas partes distintas, podendo ser com um interlocutor próximo ou distante do convívio do autor. A carta é uma das modalidades textuais mais antigas do mundo e continua a ser utilizada em diversos contextos e situações.

cartar (verbo) -

Neste caso, a palavra cartolina pertence à família lexical de carta, pois parte de um radical comum (o radical carta) e a etimologia de cartolina mostra que a palavra apresenta a seguinte construção: carta + sufixo -olina.

Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra. Ex.: pedreiro, floricultura. Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo.

Os substantivos derivados de papel são: Papelão; Papeleiro; Papelada.

No caso de sapato, podemos citar sapateira, sapatada, sapateiro.

Substantivo derivado de "flor": floricultura, floral, florista.

açucareiro (do substantivo primitivo açúcar)

- Livro: livraria, livreiro, livreto, livrinho.

A derivação ocorre quando morfemas (prefixos e sufixos) são unidos ao radical da palavra primitiva para originar outras palavras na língua portuguesa. A derivação é realizada pela junção de morfemas derivacionais (prefixos e sufixos) aos radicais das palavras primitivas.

As palavras primitivas são aquelas que não são formadas a partir de outra palavra já existente na língua. As palavras derivadas, entretanto, são aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua por meio da anexação de morfemas derivacionais (afixos: prefixos e sufixos) ao radical da palavra primitiva.

Assim, as primeiras cartas foram escritas com um material chamado de papiro, um tipo de papel feito com uma planta chamada papiro e que serviu de suporte para as pessoas escreverem e enviar mensagens muitos anos antes da existência da bíblia, ou seja, 3.000 anos antes de Jesus nascer.

De modo geral, as cartas apresentam a estrutura: local, data, vocativo, corpo do texto, despedida e assinatura.

Há três tipos básicos de carta, independente da maneira como será transmitida: a correspondência oficial e a correspondência comercial e a correspondência pessoal.

Verso: Nome completo da pessoa ou empresa que remete a carta, no caso quem envia. Rua, número e bairro.

"carta" em espanhol
carta {f.} cartas {f. pl.}

Sufixo – O que é
Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um morfema ou palavra. Opõe-se a prefixo. O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas.

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)

Tema: é o radical acrescido da vogal temática. Portanto, o tema é o radical pronto para receber as desinências. Vogais e consoantes de ligação: intercalam-se na palavra, normalmente entre o radical e o sufixo (ou entre radicais, em algumas palavras compostas), para facilitar a pronúncia.