Qual é o substantivo de Justiça?

Perguntado por: igoncalves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Justiça: substantivo feminino abstrato.

substantivo feminino Particularidade daquilo que se encontra em correspondência (de acordo) com o que é justo; modo de entender e/ou de julgar aquilo que é correto.

O que são os substantivos? Os substantivos são uma classe de palavras responsáveis por nomear seres, objetos, ações, sentimentos, lugares, ideias, etc. São flexionados em gênero, número e grau e classificados por tipos, por exemplo: substantivo comum, coletivo e próprio.

Significado de Poderoso
adjetivo Que tem muito poder, grande influência. Que possui poder, força e influência; influente. Que pode dispor de grandes recursos.

1 Qualidade ou caráter do que é justo e direito. 2 Conformidade dos fatos com o direito; faculdade de julgar segundo o que é justo e direito. 3 Princípio moral e de valor que se invoca para dirimir a disputa entre as partes litigantes.

Justiça é a particularidade do que é justo e correto, como o respeito à igualdade de todos os cidadãos, por exemplo. Etimologicamente, este é um termo que vem do latim justitia. É o principio básico que mantém a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.

11 antônimos de justiça para 4 sentidos da palavra. O contrário de justiça é: 1 arbitrariedade, injustiça, parcialidade.

Do latim justitia (la).

Significado de Processo
substantivo masculino Ação contínua e prolongada que expressa continuidade na realização de determinada atividade. [Jurídico] Ação judicial; procedimentos praticados por um órgão judicial ou pelas partes quando há um litígio, uma disputa se ser resolvida na justiça; ação.

No campo da União, o Poder Judiciário conta com as seguintes unidades: a Justiça Federal (comum) incluindo os juizados especiais federais , e a Justiça Especializada composta pela Justiça do Trabalho, a Justiça Eleitoral e a Justiça Militar.

A Justiça e suas Formas
Há em Aristóteles duas formas de justiça, a que denomina de justiça distributiva e justiça corretiva (ou comutativa).

III- A justiça
Para o filósofo existiam dois tipos fundamentais de justiça: A justiça distributiva e a justiça corretiva (Essa classificação ajudará a compreendermos os termos em que a justiça encarnada entre os homens se manifesta).

Se quisermos descobrir qual a natureza morfológica da palavra lua, basta observarmos qual palavra a antecede ou poderia antecedê-la. Nesse caso, é o artigo "A", que desempenha o papel de determinante da palavra "lua". Logo, a palavra lua é um substantivo.

Esses nomes, que utilizamos para nos referir a um ser, local ou objeto, são chamados de substantivos. Por exemplo: casa, cadeira, Ana, Brasil, caneta e elefante são substantivos. Os substantivos podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).

A palavrinha “presidente” é considerada um substantivo comum de dois gêneros, ou seja, ela pode se referir ao gênero masculino e/ou ao feminino. A distinção desses gêneros, então, deve ser feita pelo contexto e/ou pela análise do artigo ou adjetivo que acompanharem o substantivo, quando existirem.

O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Exemplos de adjetivos: garota bonita.

ri·co

MasculinoFeminino
Singularricorica
Pluralricosricas

Ele subidivide o gênero justiça em três espécies: justiça geral, justiça distributiva e justiça corretiva.

jus·ti·ça ça. 1. Prática e exercício do que é de direito.

Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei. A ação justa deve ser imparcial e objetiva. Deve ser detalhista, não permitindo que nenhum aspecto relevante para a ação da lei seja desconsiderada.

A justiça de Deus prolonga a sua verdade e fidelidade: consiste em Ele cumprir os seus compromissos dentro da aliança com o seu povo e em manifestar assim a sua fidelidade à aliança. O que atesta a justiça de Deus é o cumprimento das suas promessas (postas pela fé na sua boca).