Qual é o substantivo de enxurrada?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 8 votos

substantivo feminino Torrente de água que corre intensamente durante grandes períodos intermitentes de chuva; águas selvagens, aguaça.

A professora explica que tem uma regrinha básica: depois de EN vem sempre o X. Por exemplo: enxurrada, enxoval, enxofre, enxugar, enxaqueca.

profundo (adjetivo) -

substantivo feminino Cheia do rio que transborda; torrente, inundação.

Confira soluções eficazes para minimizar enchentes

  1. Evitar lixo nas ruas. ...
  2. Manter o lixo na própria porta. ...
  3. Recolher folhas. ...
  4. Construir e preservar áreas verdes. ...
  5. Captar e reaproveitar água. ...
  6. Não jogar lixo no vaso sanitário.

PREVENÇÃO - CHUVAS

  • Não jogue lixo ou entulho no córrego, para não obstruir a passagem da água;
  • Não construa próximo a córregos que possam inundar;
  • Não construa em cima de barrancos que possam deslizar, carregando sua casa;
  • Não construa embaixo de barrancos que possam deslizar, soterrando sua casa.

Utiliza-se o CH em algumas palavras de origem estrangeira, como salsicha, capricho, sanduíche e em palavras derivadas de palavras latinas escritas com pl, cl e fl, como chave, chuva, chumbo.

A forma correta de escrita da palavra é enxugar, com x. A palavra enchugar, com ch, está errada. O verbo enxugar se refere, principalmente, ao ato de tornar seco, sem umidade.

en·xur·ra·da da.

Substantivo é a classe de palavras usada para dar nome aos seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros. Exemplos: menino, João, Portugal, caneta, ventania, coragem, corrida.

Exemplos de substantivos comuns

  • Pessoas. Homem. Mulher. Criança. Amigo. Colega.
  • Animais. Cachorro. Gato. Cavalo. Formiga. Tubarão.
  • Plantas. Camomila. Jasmim. Erva-doce. Orquídea. Palmeira.
  • Frutas. Banana. Maçã Laranja. Abacaxi. Goiaba.
  • Objetos. Mesa. Cadeira. Bicicleta. Computador. Microfone.
  • Lugares. Bairro. Cidade. Município. Estado. Praia.
  • Fenômenos.

Existem 9 tipos de substantivos: comum, próprio, coletivo, abstrato, concreto, composto, simples, derivado e primitivo. E eles são flexionados em gênero, número e grau.

Esses nomes, que utilizamos para nos referir a um ser, local ou objeto, são chamados de substantivos. Por exemplo: casa, cadeira, Ana, Brasil, caneta e elefante são substantivos. Os substantivos podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).

Vejamos: Se quisermos descobrir qual a natureza morfológica da palavra lua, basta observarmos qual palavra a antecede ou poderia antecedê-la. Nesse caso, é o artigo "A", que desempenha o papel de determinante da palavra "lua". Logo, a palavra lua é um substantivo.

As enxurradas podem arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar corrida de massa. Citações: [i] Diário Oficial da União.

Elas são provocadas especialmente por grandes eventos chuvosos, em termos de quantidade e/ou constância. Assim, o acúmulo de água da chuva provoca o transbordamento dos cursos de água. Esse extravasamento é um processo natural nas zonas de inundação dos rios, chamadas de vales fluviais ou planícies de inundação.

Perigos da enxurrada
Febre, dor muscular, enjoo e dores de cabeça são alguns dos sintomas mais clássicos com contágio pela doença e;por isso, é indicado ficar atento a estes sinais depois da exposição à água de enchente ou enxurrada.

Elas são causadas pela ascensão de correntes de ar quente e úmido na atmosfera. Chuvas são a forma como a água retorna para a superfície terrestre na sua forma líquida, sendo portanto uma importante etapa do ciclo hidrológico. Trata-se de um tipo de precipitação.

Várias são as causas das enchentes urbanas mas, entre as principais, relacionamos as chuvas, o tipo de piso, lixo nos bueiros, erros de projeto (drenagem insuficiente) e a ocupação irregular do solo. 5.1.1 - Chuvas intensas. Hidrologicamente, são consideradas "intensas" as chuvas de curta duração e de alta intensidade.

A catástrofe atual ocorre 56 anos após a maior tragédia ligada às chuvas na história de São Paulo, que ocorreu em 18 de março de 1967 no município de Caraguatatuba, quando as águas causaram o desmoronamento de encostas e centenas de casas foram soterradas.