Qual é o substantivo de culpado?

Perguntado por: lribeiro3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

substantivo masculino Quem cometeu algum ato criminoso ou infringiu a lei dolosa ou culposamente. Quem tem culpa, responsabilidade por uma mal ou dano causado a outrem.

O contrário de culpado é: 1 inocente, vítima, inculpado, insuspeito, insonte.

Significado de Culpa
substantivo feminino Responsabilidade por uma ação que ocasiona dano ou prejuízo a outra pessoa: não assumiu a culpa pelo atraso dos pagamentos. [Jurídico] Ato ou omissão repreensível ou criminosa; falta voluntária, delito, crime: pagar por uma culpa.

1. Que tem ou cometeu culpa. 2. Causador (de mal ou dano).

Na prática, todo aquele que é acusado de cometer um crime, é considerado culpado, até que se prove o contrário.

Significado de Dono
substantivo masculino Proprietário; aquele que possui algo; quem tem a posse de: dono de um apartamento, de um comércio.

Substantivo é a classe de palavras que se refere aos nomes. Todos os seres, objetos, fenômenos e lugares que nos cercam são nomeados por alguma palavra.

Substantivos são termos responsáveis por nomear seres, objetos, ações, lugares, etc. Existem 9 tipos de substantivos: comum, próprio, coletivo, abstrato, concreto, composto, simples, derivado e primitivo.

culpado adjetivo, masculino (culpada f sing, culpados m pl, culpadas f pl)

2 achacar, acriminar, acusar, chibar, criminar, delatar, denunciar, incriminar, inculpar.

Ausência de malícia: 3 pureza, candura, singeleza, simplicidade, lhaneza, santidade, honestidade, sinceridade.

Mesma palavra: substantivo e adjetivo
É substantivo quando serve de nome a algum ser ou objeto. É adjetivo quando classifica um ser ou objeto.

Substantivação em verbos
O verbo expresso no infinitivo se transforma em substantivo, tendo em vista um contexto específico. Exemplos: O andar de Regina era triste. O amar é essencial numa sociedade.

Os substantivos indicam alguma coisa. Os adjetivos indicam como é essa coisa. Os verbos indicam o que essa coisa faz.

CULPA – do Latim “negligência, descuido, dano, crime”. A expressão mea culpa, “minha culpa”, foi agregada ao Latim Eclesiástico em 1374. Desculpa é a tentativa de se livrar de uma culpa, seja comprovando que ela não existiu, seja reconhecendo que ela é verdadeira e retratando-se por isso.

Para isto, o advogado criminalista deve lutar para que seu cliente, culpado ou inocente, tenha direito à ampla defesa e ao contraditório. Não há Justiça sem defesa realizada por advogado!

guilty. (Nada de traduções automáticas!)

Não ser considerado culpado é, em outras palavras, ser considerado inocente até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória.

"É o comportamento voluntário desatencioso, voltado a um determinado objetivo, lícito ou ilícito, embora produza resultado ilícito, não desejado, mas previsível, que podia ter sido evitado. Por que se pune a culpa?

Repetir afirmações sobre aceitação e tolerância pode ajudá-lo bastante. Exemplos incluem: "Eu sei que sentir culpa é difícil, mas eu posso lidar com ela." "É difícil, mas eu posso aceitar o que aconteceu, em vez de evitar o sentimento e fingir que as coisas não são como são."