Qual é o sotaque original do Brasil?

Perguntado por: ecampos . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

O sotaque do carioca é considerado o sotaque oficial do Brasil - TV Senado.

Uma pesquisa recente realizada pela plataforma online de ensino de idiomas Preply revelou os sotaques mais charmosos do Brasil. O estudo contou com a participação de 700 pessoas de todas as regiões, que elegeram o sotaque mineiro o mais atrativo do país.

O sotaque do estado do Rio de Janeiro e algumas áreas do sul do Brasil é mais neutro. O sotaque da Capital do Rio de Janeiro, os cariocas, também nao é considerado padrão. O sotaque nordestino em geral também nao.

Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa. Cinquenta anos é pouco tempo para se formar um sotaque, mas, de acordo com linguistas, já existem tendências perceptíveis no modo de falar brasiliense.

Vários estudos apontam o Maranhão como o local onde se fala mais correctamente a língua portuguesa, facto que terá que ver com a explosão cultural registada nesta região durante a época dourada do cultivo de algodão. É nessa fase que São Luís passa a ser conhecida por “Atenas Brasileira”.

As origens dos sotaques brasileiros estão na colonização do país feita por vários povos em diferentes momentos históricos. O português, como se sabe, imperou sobre os outros idiomas que chegaram por aqui, mas sofreu influências do holandês, do espanhol, do alemão, do italiano, entre outros.

O português foi falado primeiramente no nordeste, onde Pedro Álvares Cabral aportou. O sotaque nordestino se originou dessa influência portuguesa, juntamente com a influência francesa depois de alguns anos. Com o tamanho e pluralidade do Brasil, é natural que pessoas das regiões sul e sudeste desconheçam esses termos.

A explicação vem de 1808, quando a corte portuguesa mudou-se para o Brasil, especificamente na cidade carioca. Os integrantes da realeza imitavam o “R” falado pelos franceses, referência cultural e intelectual europeia naquela época. Em pouco tempo, a elite local também passou a copiar esse jeito de falar.

O carioca não é apenas o sotaque oficial do Brasil mas também é o mais inconfundível do Brasil, é o que diz uma pesquisa da Preply, plataforma de ensino de idiomas que procurou entender quais os sotaques favoritos da população.

E tomando isso em nota, temos o sotaque carioca como o mais correto do Brasil. Antes que você questione o motivo, já iremos começar a explicar! Curiosidades sobre a língua portuguesa e os sotaques do Brasil. O sotaque carioca não foi escolhido no ar, sem estudos e sem escolha mútua.

Já começamos com o campeão! A Papua Nova Guiné, região que ocupa metade do Litoral do oeste da Ilha de Nova Guiné (Oceania) tem o maior número de idiomas falados em todo mundo, com pelo menos 820 línguas faladas em todo o território!!

Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa Por Arquivo Geral 20/04/2010 6h12 Cinquenta anos é pouco tempo para se formar um sotaque, mas, de acordo com linguistas, já existem tendências perceptíveis no modo de falar brasiliense.

O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.

O dialeto carioca é uma variação linguística do português brasileiro, sendo típica da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e outras cidades do Interior Fluminense. Este sotaque está muito ligado ao lusitano, apresentando características como o “s” chiado e as vogais abertas em palavras como “também”.

Cadência, entonação e ritmo. Apesar de ser fácil de identificá-lo, perder um sotaque pode ser algo realmente difícil de fazer. “Para começar, é preciso esclarecer que você não perde, mas troca um pelo outro”, explica o linguista Márcio Renato Guimarães, da Universidade Federal do Paraná.

Depende se há uma migração muito grande pra essa cidade, de como é o contato entre as pessoas. Nós estamos vendo aqui no Distrito Federal seis décadas e estamos percebendo que agora, a partir da segunda geração, nós podemos dizer que Brasília já tem o seu modo de falar, seu sotaque”, esclarece Rosineide.

Afinal, quais são os países que falam português? De acordo com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), são nove os países que têm a língua como idioma oficial. São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.