Qual é o som do pássaro da morte?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Por esse motivo, explica o especialista, é que surgiu o termo popular "rasga mortalha", que muitos acreditam que quando ela canta, é porque está anunciando a morte de alguém.

As aves habitualmente observadas pelos videntes eram o abutre, a águia, a coruja e o corvo. Por esse motivo, estão geralmente associadas a conotações pouco simpáticas. A expressão popular "ave de mau agouro" designa a pessoa portadora de más notícias ou aquilo que está associado a desgraças e maus presságios.

Acauã

Acauã: a ave do mau agouro
Ao contrário disso, a espécie é conhecida como uma ave que dá azar. Seu canto já foi interpretado como “Deus quer um” e, com isso, acredita-se que quando canta, ela anuncia a morte de quem a escuta (versão do Espírito Santo) ou a morte de um desconhecido (versão de Minas Gerais).

melro

Um melro, tordo ou pisco-de-peito-ruivo. Este é o grupo de pássaros mais madrugador: acorda pelas 4h e começa a cantar às 6h30.

manaquim

O manaquim macho eleva as asas sobre o dorso e vibra as penas, fazendo-as se chocar 107 vezes por segundo. Com a vibração, as quatro penas do meio se dilatam e emitem o som que lembra um apito.

Trata-se da araponga-da-amazônia (Procnias albus), espécie comum em Roraima e no Pará, cujo canto pode atingir 125 decibéis (dB), um pouco menos que uma turbina de avião a jato, que chega a 140 dB, mas mais do que um show de rock (até 120 dB), serra elétrica (110 dB), furadeira (100 dB) e rua com tráfego intenso (85 dB ...

Tsuru é uma ave sagrada do Japão. É o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna. Conta a lenda japonesa que o tsuru pode viver até mil anos.

uirapuru

Trata-se do uirapuru, pássaro encantado da sorte e que tem como moradia as ricas florestas da Amazônia.

Uma das lendas diz que a pessoa que ouvir o canto do uirapuru será abençoada com boa sorte e poderá fazer um pedido, que certamente será realizado.

Em Belém do Pará, reza a lenda que quando um bem-te-vi canta no quintal da casa é porque alguma mulher morando embaixo desse teto está grávida. É uma lenda que atribui ao pássaro o papel de "anunciador".

O fura-barreiro (N. maculatus) indica chuva através do seu "canto grosso".

Por Cobasi
Há quem diga que quando o bem-te-vi canta é sinal de que vai chover. Outras pessoas acreditam que quando um bem-te-vi se põe a cantarolar no quintal ou jardim de uma casa, a mulher moradora dali está grávida.

sabiá-laranjeira

É comum nesta época do ano o paulistano ouvir lá pelas 2 e 3h da madrugada o belo cantar, que chega a atingir incríveis 70 dB (decibéis, que é uma unidade de medida do nível do som/ruído, da intensidade sonora, do nível de pressão acústica) de um pássaro bem peculiar, o sabiá-laranjeira.

Há vários motivos pelos quais os pássaros cantam. Principalmente ao anoitecer. Por um lado, temos a poluição sonora, que diminui quando começa a escurecer. Além disso, nessa ocasião a temperatura é mais baixa e o vento é mais calmo, o que melhora muito a transmissão do som.

Como já adiantamos, há pássaros que cantam à noite, mas por que fazem isso? É muito simples: pelas mesmas razões que as aves que cantam durante o dia, ou seja, para acasalar e/ou proteger seu território.

O canto madrugador do Sabiá-Laranjeira, que é a ave símbolo do Brasil, é uma adaptação que o pássaro fez para sobreviver na cidade. O período reprodutivo do sabiá vai de setembro a janeiro e o macho canta para atrair a fêmea. Por causa do barulho do ambiente urbano, eles começaram a cantar mais cedo para serem ouvidos.

Urutau

Urutau. Você sabe qual pássaro que canta à noite tem a fama de ser o mais assustador? É o Urutau ou Mãe-da-lua, como também é conhecido esse pássaro típico do Mato Grosso e da Amazônia. Ele é cercado de crenças, como o seu nome em tupi, que significa “ave fantasma”.

Laboratório cria “Shazam dos Pássaros” Ouvir o canto de um pássaro pode despertar a curiosidade de saber qual espécie está emitindo o som. O Laboratório Cornell de Ornitologia pode ajudar a descobrir.

Segundo Cohn-Haft, a araponga emite o som mais alto já medido pela ciência entre todos os animais, e suas características físicas contribuem ajudam a produzir o canto ensurdecedor. “Essa ave tem músculos abdominais muito fortes, o que é muito incomum em pássaros.

O canto da araponga é o som mais forte entre todos os animais, é mais forte, porém, é um som curto. Ou seja, muita força, em pouco tempo. Demanda pulmão, demanda fôlego”, destacou. Outro detalhe que chama a atenção é que segundo o pesquisador, o macho da espécie só canta como forma de cortejar a fêmea.

Outros animais que gritam como os seres humanos são os leões marinhos, algumas espécies de sapos, algumas raças de cães, coelhos, guaxinins, corujas, zebras, burros, pavões e ovelhas.