Qual é o som da galinha?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

O cacarejo que conhecemos é a voz da galinha e esse ruído sempre vai ter um significado para o galinheiro.

Onomatopeia de cantar do galo: cocóricó

"A comunicação das galinhas é clara: quando você entra em um aviário, elas começam a cacarejar para avisar umas às outras. Elas comunicam principalmente sentimentos entre si: as galinhas soam muito diferentes quando estão com medo, por exemplo.

A galinha só cacareja: enquanto que a galinha só cacareja, o galo nos acorda cantando com seu característico "cocoricó".

Mantenha a voz suave e emita um som vibratório, como se estivesse com os lábios abertos, mas os dentes cerrados. Quando ouvirem o som, as galinhas vão correr para um local coberto e protegido. É comum que elas se escondam sob as penas das mãos ou que se abaixem contra o chão.

É importante que os alunos perce- bam que a letra G indica o som inicial presente em galinha junto às vogais A , O , U e indica o som inicial presente em girafa junto às vogais E , I .

2. De grão em grão, a galinha enche o papo. Aqui, a ideia é que, de pouco em pouco, é possível alcançar um objetivo.

Balir é o nome que se dá ao som emitido pelas ovelhas e cabras? Balir é, de facto, como se denomina o som emitido pelas ovelhas e pelas cabras.

O termo “quando o sapo canta” nada mais é que o barulho típico da espécie, mais conhecido como coaxar.

O miado é o som típico que caracteriza o gato. É transcrito onomatopeicamente como "miau" em português. Em outros idiomas também apresenta grafia semelhante podendo ser escrito como "meow", "miaow", "maw" etc.

“A primeira atividade diária dos galos é a de cantar. Eles cantam não para nos acordar, mas para demarcar território e indicar que quem manda naquele espaço é ele”, salienta. Ou seja, como os galos são animais territorialistas, o canto antes do amanhecer serve para que ele demarque seu território.

Comportamento da galinha pode ser consequência de um distúrbio hormonal, segundo veterinária. O clima anda tenso entre a bicharada no quintal do seu 'Tadinho': um galo canta de um lado e ela responde do outro.

O galo pode ou não realizar uma curta dança e então monta a galinha pisando-lhe as costas e segurando-a pela nuca com o bico. Se a galinha o aceita, a cópula ocorre, ou seja ela ergue a cauda e o par une as cloacas, momento em que o macho ejacula e a fêmea recolhe o ejaculado. Após isso, o casal se separa.

Determinado ditado de que a galinha que canta como o galo, corta-lhe o gargalo, significa que existe algum mau em sua direção.

O ditado popular do título não deixava dúvidas. No Brasil colonial, com algumas exceções, prevalecia a autoridade masculina. Essa devia ser a base das relações entre marido, mulher e filhos.

Por que o galo cacareja? O galo segue o instinto animal e mostra que é a autoridade do galinheiro. Canta para que outros galos ou animais saibam quem está no comando. Com o cacarejar, consegue manter longe ameaças para ele e para o galinheiro.

O cacarejo não é aleatório, cada ave tem uma linguagem própria. Especialistas dizem que, além de dizer “cacarejar” galinhas podem gritar e alertar seus companheiros do perigo.

A melhor maneira de começar é dessensibilizando o pássaro para sua presença. Se o pet fica nervoso e agitado toda vez que você está por perto, lentamente comece a passar de 5 a 10 minutos por dia perto dele. Falar com a ave também ajuda no processo, num tom feliz e animado.