Qual é o solo que não acumula água?

Perguntado por: cmata5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Solo árido – não possui água em sua composição.

Já nos solos argilosos, existe maior retenção de água no solo devido à presença dos microporos que retém a água contra as forças da gravidade, porém esses solos podem ser facilmente compactados.

A água passou mais rapidamente pelo solo com mais areia e mais devagar no solo com mais argila. Isso aconteceu porque os grãos desses solos têm tamanhos diferentes. A areia possui grãos maiores, por isso a permeabilidade é maior, já que existe um espaço maior entre seus grãos.

O solo argiloso também conta com consistência fina e é impermeável à água e a todos os outros líquidos. Fora da agricultura, ele é usado como matéria-prima para fabricação de utensílios e cerâmicas, além de servir para a fabricação de telhas e tijolos cerâmicos.

Os solos arenosos apresentam uma maior quantidade de macroporos, logo, baixa capacidade de retenção de umidade, enquanto que os argilosos são ricos em microporos, podem reter mais umidade, no entanto, a absorção de água pelas plantas é mais limitada que nos arenosos.

Solo Arenoso
Esse tipo de solo é comum em regiões secas e áridas. Possui uma alta permeabilidade, a água penetra com facilidade entre os grãos e não fica retida.

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles. Não pare agora...

O que é solo arenoso? Também chamado de solo leve ou com textura leve, o solo arenoso é o nome dado para aqueles que se destacam pela grande proporção de areia em sua composição (70% ou mais) e menor parte em argila (15% ou menos).

3 – Nitossolo
Conhecido como terra roxa, as características desse solo argiloso contribuem para uma boa profundidade, sendo bem drenado, estruturado e moderadamente ácido. Inclusive, é considerado um ótimo solo para a atividade agrícola.

Solos arenosos por apresentarem maior quantidade de macroporos, tendem a ter maior infiltração de água em seu perfil, contudo, devido ao baixo volume de microporos, tende a armazenar menos água em comparação a solos argiloso, fator este que dificulta o manejo da água disponível no sistema produtivo.

Apesar das especificidades, os solos arenosos brasileiros são bem aproveitados na agricultura. Hoje, eles são um importante representante na produção de soja, milho e algodão. No Sul do país, por exemplo, onde não tem tanta incidência do calor, esse tipo de solo tem uma maior adaptabilidade.

solo argiloso

O solo argiloso é o mais comum no Brasil, e terrenos com esse tipo de solo são considerados bons para construir. Como a argila é bastante densa e se aglutina com facilidade, os solos em que ela é predominante são muito resistentes quando bem compactados.

Lodo. Partículas de terra lodosa têm propriedades físicas em algum lugar entre as de areia e argila. Por causa de sua textura fina, o lodo contém mais água do que areia. Os tipos de solo lodosos são férteis e contêm um número suficiente de nutrientes.

Sendo assim, o solo argiloso fica encharcado após chuvas, o que faz com que seja mais permeável e a sua manipulação seja mais fácil. Além da argila, esse solo possui grandes quantidades de alumínio e óxidos de ferro.

Além dos legumes, você também pode investir na plantação de grãos no solo argiloso. Exemplo disso é o milho, arroz, trigo e aveia, que germinam melhor em solo argiloso do que em outros tipos. Segundo a Embrapa, a textura argilosa e a retenção de água favorece o cultivo desses grãos.

O solo calcário é uma rocha composta de mais 30% de minerais, estando presente em boa parte dos solos do território brasileiro e contendo altos níveis de acidez. A princípio, esse aumento de acidez no solo prejudica e impede o desenvolvimento de qualquer atividade agrícola na área.