Qual é o solo mais rico do Brasil?

Perguntado por: icortes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

A terra roxa, além disso, é classificada na ordem dos latossolos, um dos mais abundantes no Brasil. Com argissolos e neossolos, ocupam cerca de 70% da área do país, segundo dados da Embrapa.

No Brasil, há dezenas de solos diferentes espalhados por todo o país. Entretanto, destacam-se quatro tipos predominantes: Massapê, Aluviais, Salmourão e Terra Roxa. Cada tipo de solo possui algumas características particulares e possibilitam o desenvolvimento específico de algumas culturas.

Solo orgânico
É o tipo mais fértil de solo, com maior circulação de nutrientes e maior concentração de matéria orgânica.

De coloração extremamente avermelhada, a terra roxa — também conhecida como terra vermelha — é encontrada principalmente nos estados do Paraná, de São Paulo, de Minas Gerais e do Mato Grosso do Sul.

Paraná tem a melhor classificação do Brasil em potencialidade agrícola, segundo estudo do IBGE | Agência Estadual de Notícias.

A terra roxa foi formada após milhões de anos de decomposição de rochas basálticas. Por isso, o solo é rico em óxidos minerais, ou seja, uma ótima alternativa para o plantio de diversas culturas.

Predominam os Latossolos, Argissolos e Neossolos, que no conjunto se distribuem em aproximadamente 70% do território nacional.

Amazônia

Contrariando a exuberância da floresta, o solo da Amazônia é considerado pobre em nutrientes. Em contraponto à beleza da Floresta Amazônica, seu solo não possui grande riqueza em nutrientes.

O solo loess compõe 10% dos solos do planeta e é encontrado na região da Eurásia (Europa + Ásia), tanto na Holanda e França, quanto na China. É um solo amarelado e sua formação é decorrente da ação do vento, que traz consigo grãos minúsculos de cálcio, argila, feldspato, quartzo e outros minerais.

O solo calcário é uma rocha composta de mais 30% de minerais, estando presente em boa parte dos solos do território brasileiro e contendo altos níveis de acidez. A princípio, esse aumento de acidez no solo prejudica e impede o desenvolvimento de qualquer atividade agrícola na área.

solo humoso

Humoso (Orgânico)
Sendo que, é muito fértil visto que possui, em sua composição, matéria orgânica em decomposição, que serve como um adubo para as plantas. Dessa forma, o solo humoso é o mais recomendado para a agricultura.

Os solos mais adequados para a agricultura possuem uma certa proporção de areia, argila e sais minerais utilizados pelas plantas, além do húmus. Essa composição facilita a penetração da água e do oxigênio utilizado pelos microrganismos. São solos que retêm água sem ficar muito encharcados e que não são muito ácidos.

Salmourão: É um solo proveniente da decomposição, principalmente, do granito. Encontra-se distribuído em áreas do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do Brasil. É bastante arenoso e menos fértil que os demais, além de apresentar certo nível de acidez.

A terra roxa é um tipo de solo encontrado no Planalto Meridional Brasileiro e tem sua formação originada na era Mesozóica, a partir do derramamento de lava vulcânica na crosta terrestre, o que ocorreu através da abertura de fendas.

Esse solo resulta de milhões de anos de decomposição de rochas basálticas, muito ricas em nutrientes, como o ferro, responsável pela coloração avermelhada.

De acordo com o sistema de classificação de solos proposto pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil tem treze tipos de solo, sendo que três deles compõem cerca de 70% do território nacional, que são os Latossolos, os Argissolos e os Neossolos.

Continuar lendo Qual é o solo rico?