Qual é o solo mais fértil que existe?

Perguntado por: econceicao9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

É o tipo mais fértil de solo, com maior circulação de nutrientes e maior concentração de matéria orgânica.

Os Estados Unidos, seguido da Índia e China são os países que atualmente apresentam as maiores áreas de terras agricultáveis utilizadas no mundo. Lembrando que apesar de ser o quinto país que mais utiliza terras agricultáveis no mundo, o Brasil é o país que apresenta a maior área de expansão de áreas agrícolas.

Segundo o pesquisador, um exemplo é o Vertissolo, o mais rico do mundo em termos de cálcio, magnésio e potássio, mas que não permite atingir as melhores produtividades porque suas propriedades físicas são muito limitantes devido a extrema dureza em condições naturais quando o solo está seco (se ocorrer compactação, ...

Espodossolos. Conhecido por apresentar um acúmulo de matéria orgânica e alumínio, esse tipo de solo tem como predomínio a areia em sua composição. Por isso, é considerado muito pobre e ácido.

No Brasil, há dezenas de solos diferentes espalhados por todo o país. Entretanto, destacam-se quatro tipos predominantes: Massapê, Aluviais, Salmourão e Terra Roxa. Cada tipo de solo possui algumas características particulares e possibilitam o desenvolvimento específico de algumas culturas.

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário.

O primeiríssimo lugar no ranking dos maiores produtores agrícolas do mundo vai para a China, que tem o desafio de prover alimentos para mais de 1,4 bilhão de habitantes.

De acordo com o mapa, os solos mais ricos do Brasil, segundo sua utilização, são os nitossolos vermelhos (antigas terras roxas). Trata-se de terrenos de idade intermediária, originários de rochas básicas que, ao se decomporem, liberam nutrientes que originam solos ricos principalmente em cálcio, magnésio e potássio.

A terra roxa tem como principal característica o tom vermelho, que se formou após milhões de anos de decomposição de rochas basálticas. Esse solo é muito rico em óxidos minerais, tornando-o uma ótima alternativa para o plantio de diversas culturas.

Os solos mais adequados para a agricultura possuem uma certa proporção de areia, argila e sais minerais utilizados pelas plantas, além do húmus. Essa composição facilita a penetração da água e do oxigênio utilizado pelos microrganismos. São solos que retêm água sem ficar muito encharcados e que não são muito ácidos.

Os solos derivados de rochas areníticas e quartzíticas normalmente são pobres em macro e micronutrientes e em matéria orgânica, além de muito porosos e de estrutura solta, o que os faz ser suscetíveis à erosão hídrica e eólica.

Sendo assim, o solo argiloso fica encharcado após chuvas, o que faz com que seja mais permeável e a sua manipulação seja mais fácil. Além da argila, esse solo possui grandes quantidades de alumínio e óxidos de ferro.

latossolos

Os latossolos são os solos mais representativos do Brasil, ocupando aproximadamente 39% da área total do País e sendo distribuídos praticamente por todo o território nacional.

Os tipos de solo se dividem em cinco variações diferentes e principais, sendo: arenoso, argiloso, siltoso, húmico, e cárstico.

Os solos amazônicos parecem particularmente inclinados a rápidos declínios de fertilidade natural. Uma razão para isso é o nível – de médio a baixo – da matéria orgânica do solo (MOS), em geral associada à rápida mineralização de C e de nutrientes devido às condições favoráveis de umidade durante a maior parte do ano.

Calagem. O que torna o solo fértil é a realização da calagem. Essa técnica ajuda a corrigir a acidez da terra de uma produção agrícola, além de fornecer cálcio e magnésio para o crescimento saudável das plantas. A calagem é um processo de preparação do solo fértil com aplicação de calcário.

6 técnicas para aumentar a fertilidade do solo

  • Mapeamento de fertilidade.
  • Análise física do solo.
  • Técnica de correção da acidez.
  • Aplicação de fertilizantes.
  • Técnicas de irrigação.
  • Rotação de culturas.

A lixiviação é responsável por causar a infertilidade do solo. Isso ocorre devido à lavagem superficial dos sais minerais do solo, podendo gerar a formação de voçorocas grandes e extensos sulcos (fendas). Na prática, a lixiviação pode ser provocada pelo desmatamento, chuvas intensas ou uma soma desses dois fatores.

Solo arenoso

Solo arenoso: possui grande quantidade de areia (>85%). Esse tipo de solo é muito permeável, retêm pouca água disponível às plantas, pois a água percola facilmente pelo espaço poroso formado entre os grãos de areia.