Qual é o sobrenome mais raro de todos?

Perguntado por: mfarias . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes […]

Quer traçar a origem de seu sobrenome? Uma boa fonte de pesquisa pode ser o site Forebears, que, como conta reportagem do The Independent, se tornou viral mundo afora graças a uma gigantesca base de dados com quase 11 milhões de sobrenomes e diversas estatísticas sobre eles.

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoche

O nome Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoche significa “Igreja de Santa Maria no vale da avelaneira branca próximo a um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha”. Ao todo, a palavra tem 58 letras (51 no idioma galês).

Sobrenome toponímico ibérico e italiano, com origem no latim valles ou vallis, “trincheira”, “depressão” ou “vale”, “lugar cercado de montanhas”, o que indica o lugar de moradia de um ancestral.

"Conforme a nova legislação de registros públicos, não é possível que se invente um sobrenome. Todavia, é possível, com base nesse novo dispositivo legal, a inclusão de sobrenomes familiares a qualquer tempo, bastando a comprovação do vínculo", explica o advogado Lucas Braga.

Akello, Ekoko, Ilunga, Juma, Mbappé, Mwale, Mwangi e Nkosi são alguns exemplos de sobrenomes de origem africana. Talvez você até reconheça Mbappé, o grande craque francês. Mas, no Brasil, são sobrenomes incomuns, praticamente inexistentes, apesar de 53% da nossa população ser de negros e pardos, com raízes africanas.

O Dicionário da Família Brasileira, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, informa que os Cavalcanti são a maior família brasileira - maior até que os Silva, o que significa que existem muito mais severinos do que lulas - e está espalhada por todo o País.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.

No Brasil, essa questão é regida pela Lei de Registros Públicos (nº 6.015/1973). Nela não consta nenhuma limitação de quantos sobrenomes podem ser dados a uma criança, desde que você possa comprovar que esses sobrenomes realmente têm relação com a sua família.

Windsor

Qual é o sobrenome da família real? O sobrenome da família real é Windsor, introduzido em 1917 quando George V decidiu mudar o nome de sua dinastia. Anteriormente, George V pertencia à Casa de Saxe-Coburg-Gotha.

O primeiro Silva a chegar no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, no ano de 1612. III. Contudo, não há nenhuma razão para se acreditar que todos os Silvas tenham a mesma origem, segundo Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, 1º Secretário da Abrasp (Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia).

Sim. Nosso sobrenome nos diz de onde veio nossa família e de onde somos. Ao pesquisar sobre a história da sua família, você descobre quem eram seus antepassados, assim como informações superinteressantes sobre eles. Além disso, tem a possibilidade de viajar por terras distantes!

O nome dele é 6. Assim mesmo, em numeral, não escrito em letras. Seu nome completo é 6 Martínez Medina, que além de tudo é um dos primeiros cidadãos da Colômbia a trazer o sobrenome da mãe (Martínez) antes do paterno, mas esse detalhe nem faz diferença diante do problema que o rapaz tem diariamente.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.