Qual é o sobrenome mais popular no Brasil?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Silva

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

Segundo relatos históricos, Rui Pires de Ferreira foi o primeiro a adotar a alcunha como sobrenome. Há indícios de que a família Ferreira veio em caravanas para o Brasil, logo após a colonização, e fixou residência no estado de Alagoas. Hoje, mais de 2,3 milhões de brasileiros possuem o sobrenome.

Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país. Nesta lista, realizamos uma seleção com os nomes próprios masculinos e femininos mais peculiares que foram registrados por menos de 10 brasileiros e os sobrenomes mais raros que foram registrados por menos de 20.000 pessoas do Brasil.

Os primeiros a adquirirem sobrenomes foram os chineses. Algumas lendas sugerem que o Império Fushi decretou o uso de sobrenomes, ou nomes de famílias, por volta de 2852 a.C. Os chineses tinham normalmente 3 nomes: o sobrenome, que vinha primeiro e era uma das 438 palavras do sagrado poema chinês "Po-Chia-Hsing".

Quer traçar a origem de seu sobrenome? Uma boa fonte de pesquisa pode ser o site Forebears, que, como conta reportagem do The Independent, se tornou viral mundo afora graças a uma gigantesca base de dados com quase 11 milhões de sobrenomes e diversas estatísticas sobre eles.

O Dicionário da Família Brasileira, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, informa que os Cavalcanti são a maior família brasileira - maior até que os Silva, o que significa que existem muito mais severinos do que lulas - e está espalhada por todo o País.

Sobrenomes mais bonitos

  • Almeida;
  • Alves;
  • Barbosa;
  • Batista;
  • Castro;
  • Duarte;
  • Ferreira;
  • Garcia.

Pelo segundo ano consecutivo, Miguel e Helena são os nomes masculino e feminino mais registrados no Brasil. O levantamento foi feito pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), que levou em conta registros em 7.658 cartórios em todo o Brasil.

A escolha do sobrenome no nascimento
Não há uma regra legal que obrigue que uma pessoa tenha os sobrenomes do pai e da mãe. Os pais podem, em consenso, decidir qual sobrenome dar ao filho, desde que o sobrenome contenha sobrenomes que os pais possuam.

No Brasil, a troca de sobrenome é proibida. Porém, segundo a Lei 9.708/98, é possível substituir seu primeiro nome por um apelido ou adicionar o apelido ao seu nome. Pessoas famosas no país já realizaram esse procedimento.

O primeiro "Silva" a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. Hoje, é impossível saber quantos "Silvas" existem no Brasil já que nenhum órgão oficial tem uma estatística nacional sobre o tema.

Se você deseja descobrir a origem do seu sobrenome, o site do Arquivo Nacional pode ajudar. Serviços do Governo Federal armazenam bancos de dados com documentos sobre entrada de imigrantes no Brasil. A plataforma é interessante para quem tem curiosidade sobre a origem e história de seu sobrenome.

Eloá quer dizer “Deus” e é um nome de origem hebraica. Com origem no latim, Estela significa “estrela”. Eva quer dizer “cheia de vida” e é um nome que deriva do hebraico.

Eros quer dizer “amor” e é um nome de origem mitológica e grega. Ethan é um nome que significa “o que é resistente”. Sua origem deriva do hebraico, do inglês e da bíblia.

Sobrenome toponímico ibérico e italiano, com origem no latim valles ou vallis, “trincheira”, “depressão” ou “vale”, “lugar cercado de montanhas”, o que indica o lugar de moradia de um ancestral.

Os nomes neutros são aqueles que servem para meninos e meninas. Esse tipo de nome também é chamado de nome unissex, nome agênero, ou nome sem gênero.

O Forebears é uma página da Internet que tem ganho bastante atenção dos usuários. O site permite às pessoas rastrear o histórico de seus sobrenomes (em grande parte estrangeiros) e descobrir de onde veio a sua família.

A primeira letra do nome pode dizer muito sobre como é a personalidade de alguém. Isso porque cada letra traz consigo uma característica única que influencia o jeito de ser da pessoa e, consequentemente, a forma como ela lida com as situações rotineiras e toma decisões.

SCPC. Para consultas ao SCPC, basta acessar o site Consumidor Positivo, colocar o número do CPF e observar se há débitos em seu nome. Até mesmo o pagamento e as negociações podem ser realizados através da internet.

família Montebeller

A família Montebeller, natural de Itaguaçu, Norte do Espírito Santo, ganhou o título de Família Mais Velha do Brasil. Se somadas as idades dos 15 irmãos ainda vivos, a família atinge a incrível marca de 1.073 anos.