Qual é o sobrenome mais popular do mundo?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

O sobrenome mais popular do mundo é o "Wang", com 76,546,675 pessoas usando-o. Existem 74,793,542 "Wangs" na China, 941,3611 em Taiwan e 192,8271 no Japão.

O sobrenome mais comum é Wang, com 76 milhões de pessoas na China. Em seguida vem Devis, de 69 milhões de indianos. No Brasil, Da Silva é o sobrenome mais popular. Silva vence em Portugal.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

Os primeiros a adquirirem sobrenomes foram os chineses. Algumas lendas sugerem que o Império Fushi decretou o uso de sobrenomes, ou nomes de famílias, por volta de 2852 a.C. Os chineses tinham normalmente 3 nomes: o sobrenome, que vinha primeiro e era uma das 438 palavras do sagrado poema chinês "Po-Chia-Hsing".

Com a justificativa de não predeterminar socialmente a identidade de seu filho, um casal de empresários brasileiros o registrou com um nome no mínimo inusitado: ele se chama simplesmente “B”.

Para acrescentar sobrenomes é necessário ingressar com uma ação judicial denominada ação de retificação de registro civil, só é possível ingressar com esse processo por intermédio de um advogado.

O sobrenome mais comum nos Estados Unidos continua sendo Smith. São 2,3 milhões de pessoas que levam este sobrenome nos EUA.

Há um limite de sobrenomes? Não. Lucas Braga destaca que, no Brasil, a criança pode ser registrada com todos os sobrenomes do pai e da mãe (e até com a adição de outros, como explicou o advogado sobre os avós).

O Dicionário da Família Brasileira, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, informa que os Cavalcanti são a maior família brasileira - maior até que os Silva, o que significa que existem muito mais severinos do que lulas - e está espalhada por todo o País.

O primeiro “Silva” a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. Daí em diante, o sobrenome começou a se espalhar pelo país e não parou mais. Hoje, é impossível saber quantos “Silvas” existem no Brasil já que nenhum órgão oficial tem uma estatística nacional sobre o tema.

Outras, porém, requerem para si esse recorde. Na parte noroeste do País de Gales, no Reino Unido, encontra-se aquela que é atualmente considerada a cidade com o nome mais longo (e impronunciável) do mundo: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch. É isso mesmo, não se trata de um erro de digitação!

Pelo segundo ano consecutivo, Miguel e Helena são os nomes masculino e feminino mais registrados no Brasil. O levantamento foi feito pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), que levou em conta registros em 7.658 cartórios em todo o Brasil.

Pelas normas da corregedoria após 2013 é possível registrar com o máximo de 2 prenomes e 3 sobrenomes.

Não é possível isto em relação a sobrenomes. Eles devem corresponder aos que nossos ascendentes tiveram. Esta junção é muito vista em prenomes. Mas não em sobrenomes porque há impedimento legal.

É possível sobrenomes simples (Ex: João Silva) e compostos (Ex: João Silva Santos). No entanto, a criança pode receber apenas sobrenomes de um dos pais, independente se é composto ou não. Não existe obrigatoriedade determinando que a criança carregue todos os sobrenomes de seus genitores.