Qual é o sistema econômico da China?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

A China é hoje um pais que possui todo seu sistema econômico controlado pelo sistema politico. Tal sistema é chamado de "socialismo de mercado". Esta econômia é uma das que mais cresceu e hoje é um dos principais pólos da econômia mundial, vamos então a um breve resumo do surgimento deste sistema.

A última fase, que durou de Setembro de 1948 a Dezembro de 1949, viu os comunistas tomarem a iniciativa e o colapso do domínio do KMT na China continental como um todo. A 1 de Outubro de 1949, Mao declarou o estabelecimento da RPC, que representou o fim da Revolução Chinesa (como é oficialmente descrita pelo PCC).

Capitalismo

Considerado por muitos como o sistema político e econômico vitorioso, especialmente por conta do fato de que ele vigora na maior parte dos países ao redor do mundo e é o sistema que impera nos países mais importantes do mundo, o Capitalismo tem algumas características básicas.

No caso de Hong Kong, "um país, dois sistemas" significa que a República Popular da China pratica o sistema socialista, enquanto Hong Kong, reunida à pátria como Região Administrativa Especial subordinada ao governo central, mantém o sistema capitalista e goza de um alto grau de autonomia conferido pelas autoridades ...

A economia de mercado socialista é o modelo econômico empregado pela República Popular da China. É baseado em empresas estatais e uma economia de mercado, e teve suas origens na política de Deng Xiaoping que chamou o seu sistema econômico de socialismo com características chinesas.

Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: A República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.

Quando o planejamento é utilizado, o sistema econômico é designada por economia socialista planificada.

“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1. A manutenção dos sistemas ligados ao comunismo, entretanto, passou por diferentes processos de adaptação para sobreviver às duas últimas décadas.

A China é uma república comunista que visa a desenvolver os princípios de uma sociedade socialista. Contudo, são observadas no país práticas econômicas de cunho liberal – por muitos, consideradas capitalistas. O Partido Comunista, criado em 1921, está à frente do governo chinês desde 1949.

O movimento foi influenciado desde o fim do século XIX pela chegada de ideias anarquistas no Brasil chegando ao auge com a greve geral de 1917, depois cresceu com a fundação do Partido Comunista - Seção Brasileira da Internacional Comunista (PCB) em 1922.

Uma das principais razões para o sucesso econômico da China foi a implementação das políticas de reforma e abertura, iniciadas em 1978 pelo líder chinês Deng Xiaoping. Essas políticas visavam modernizar a economia do país e integrá-la na economia global.

Resposta verificada por especialistas
Essas zonas econômicas especiais se encontram no litoral e abrigam empresas de todo o mundo todo, que geralmente são atraídas pelos baixos juros e também pela mão de obra barata.

Leia mais:

  • Sistema Primitivo. ...
  • Sistema Asiático. ...
  • Sistema Escravista. ...
  • Sistema Feudal. ...
  • Sistema Capitalista. ...
  • Sistema Socialista.

O país adota uma forma de Capitalismo de Estado. Em 2018 foi considerado o 153º entre 180 países com mais liberdade econômica pela Heritage Foundation. Outro estudo de 2018 apontou o Brasil como o segundo país mais fechado do mundo para o comércio internacional.

Há uma maior abundância de recursos, possibilidades, menos pobres, menos miséria. Atualmente vivemos o melhor momento da história da humanidade, com menos pobreza e mais riqueza. O capitalismo proporcionou esta geração de riqueza, esta conexão entre as pessoas.