Qual é o sintoma da doença de Fabry?

Perguntado por: eneves3 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

A doença de Fabry ocorre quando o corpo não tem as enzimas necessárias para decompor um glicolipídio. Os sintomas incluem nódulos na pele, problemas oculares, insuficiência renal e doença cardíaca.

A doença de Fabry é uma doença transmitida por um cromossoma X defeituoso. Quando dizemos que o Fabry é uma doença transmitida de modo recessivo pelo cromossoma X, isso significa que para a doença se manifestar nas mulheres elas precisam receber os 2 cromossomas X defeituosos (um do pai e outro da mãe).

Quais os sinais e sintomas da doença de Fabry? Os sintomas comuns incluem episódios de dor intensa e sensações de queimação e formigamento nas mãos e pés (dores neuropáticas), que podem ser desencadeados por exercícios, febre, fadiga e estresse.

ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta em paralisia motora irreversível.

A Doença de Fabry não tem cura, mas apesar de grave, tem tratamento. E quando iniciado logo no começo da doença, é possível viver uma vida praticamente normal. Atualmente, o tratamento mais recomendado é a TRE (terapia de reposição enzimática).

Estas são algumas das doenças genéticas mais raras:

  • Doença de Gaucher. Genética e hereditária, essa doença causa alterações no fígado e no baço. ...
  • Angioedema hereditário. ...
  • Síndrome de Chediak-Higashi. ...
  • Doença de Pompe. ...
  • Síndrome de Hermansky-Pudlak. ...
  • Síndrome Ehlers-Danlos. ...
  • Doença de Fabry.

Geralmente o exame físico pode bastar para o diagnóstico. Mas, o especialista pode optar pela realização de alguns exames, como cultura de vírus, exame sorológico, proteína C reativa (PCR) e exame de sangue.

A doença de Fabry ocorre quando o corpo não tem as enzimas necessárias para decompor um glicolipídio. Os sintomas incluem nódulos na pele, problemas oculares, insuficiência renal e doença cardíaca.

Essa é uma doença ultra rara que é caracterizada pela deficiência da enzima ceramidase. A falta dessa enzima provoca acúmulo de ceramida que é um lipídeo, causando problemas nas articulações, fígado, garganta e em casos mais graves no sistema nervoso central.

Abaixo alguns exemplos de doenças raras:

  • Doença de Hutington. A doença de Huntington é de etiologia genética e está relacionada ao gene HTT. ...
  • Anemia Falciforme. ...
  • Osteogenesis Imperfecta. ...
  • Doença de Gaucher. ...
  • Síndrome de Rett. ...
  • Neurofibromatose.

Mudanças intelectuais leves frequentemente são os primeiros sinais de perturbação cognitiva. Elas podem envolver habilidade reduzida para organizar assuntos de rotina, ou para lidar com situações novas. A memória também pode ser alterada de alguma maneira. As tarefas de trabalho tornam-se mais difíceis.

Os lisossomos são as principais organelas citosólicas afetadas na doença de Fabry. O funcionamento normal destas organelas é necessário para vários processos vitais.

Considera-se doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100.000 indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos. O número exato de doenças raras não é conhecido. Estima-se que existam entre 6.000 a 8.000 tipos diferentes de doenças raras em todo o mundo.

Como saber se estou com anemia pelos olhos? Os olhos também dão sinais de que você está com anemia. Mucosas na parte interna do olho, olho amarelado ou conjuntiva (abaixo do olho) pálida, podem indicar hemoglobinas baixas e um diagnóstico positivo de anemia.