Qual é o sinônimo de psicopata?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

1 demente, louco, adoidado, alienado, alucinado, amalucado, anormal, apalermado, aparvalhado, desassisado, desatinado, desequilibrado, desvairado, doido, enlouquecido, estouvado, idiota, insano, lunático, maluco, orate, parvo, tresloucado, zorate.

Significado de Psicopata
substantivo masculino e feminino Pessoa que sofre de um distúrbio mental, definido por comportamentos antissociais, pela falta de moral, arrependimento ou remorso, sendo incapaz de criar laços afetivos ou de sentir amor pelo próximo.

As pessoas com psicopatia geralmente têm dificuldade de sentir empatia ou remorso, e podem ser manipuladoras e mentirosas. Esses pacientes tendem a ter comportamentos impulsivos e não planejam bem o futuro, além disso, podem ser agressivos e violentos. Eles também podem infringir as normas sociais e as leis.

Todavia existe diferentes tipos de psicopatia, são elas: hipertímicos, depressivos, inseguros de si (com os subtipos ansioso e obsessivo), fanáticos, necessitados de valorização, lábeis de humor, explosivos, frios de sentimentos e abúlicos (ausência mórbida de vontade).

o psicopata possui um único medo, o medo da punição, por isso muitos não praticam crimes violentos, mas sempre praticam transgressões, como por exemplo, a prática de fraudes. Diferentes dos seres humanos normais, que possuem diversas formas de medo.

Acredita-se que a psicopatia seja uma condição inata. Seria originada de uma falha genética que prejudica o desenvolvimento de partes do cérebro relacionadas às emoções, controle de impulsos, empatia e moralidade. Essa hipótese tem base em diversos escaneamentos cerebrais conduzidos em diferentes partes do mundo.

Sociopata é um termo que as pessoas usam, muitas vezes de forma arbitrária, para descrever alguém que aparentemente não tem consciência, é odioso ou digno de ódio. O termo psicopata é usado para designar um sociopata que é simplesmente mais perigoso, como um assassino em massa.

O termo sociopata é uma forma popular de descrever uma pessoa que tem o transtorno de personalidade antissocial. Os indivíduos com sociopatia não conseguem entender os sentimentos dos outros e, além disso, quebram regras, tomam decisões impulsivas e não sentem culpa ou remorso.

Psicopatas não se importam em “controlar” as pessoas. Psicopatas querem o que querem e quando eles querem. Eles não têm interesse em ser a pessoa responsável por tudo, mandar as pessoas fazerem coisas ou estar no controle. Esses desejos estão muito relacionados com emoções.

Os psicopatas podem enganar, manipular, explorar, ameaçar, roubar ou agredir fisicamente outras pessoas.

Sim! É que o nome oficial e que engloba tanto a sociopatia, quanto a psicopatia, é transtorno de personalidade antissocial (TPA). No livro A Máscara da Sanidade, publicado em 1941, o psiquiatra norte-americano Hervey M. Cleckley popularizou o termo “psicopata” ao descrevê-los como homicidas charmosos e calculistas.

Os principais sinais e sintomas de psicopatia, que ajudam a identificar uma pessoa psicopata são:

  1. Falta de empatia. ...
  2. Comportamento impulsivo. ...
  3. Falta de controle da raiva. ...
  4. Egocentrismo. ...
  5. Falta de remorso.

O psicopata odeia quando não pode manipular ou controlar alguém. Este é o ponto mais comum. O psicopata não gosta de pessoas que podem ver através de sua loquacidade, charme superficial e tendências manipuladoras.

O ponto fraco de um psicopata é o próprio ego. Eles ficam indignados ao se sentirem inferiores em uma determinada situação, ou então quando algum dos seus planos é frustrado. A presunção de que todos são menos inteligentes do que ele.

Psicopata tirano
Juntamente com o tipo anterior, é um dos mais perigosos e cruéis.

O psicopata por possuir uma má formação no córtex pré-frontal, não tem nenhum tipo de sentimento ou empatia em relação ao outro, diferente do sociopata que pode desenvolver o sentimento e manifestar emoções em relação a um familiar ou amigo, porém de forma muito intensa e extrema.

Embora o psicopata não possa se apaixonar como tal, ele pode estabelecer relações sentimentais. No entanto, essas serão baseadas em seu próprio interesse (em algo que a pessoa psicopata deseja conseguir e manter). Para um psicopata, as relações sociais são uma forma de conseguir o que ele precisa naquele momento.

Ao interagir com um psicopata, mantenha a guarda fechada e resista à tentação de conversar sobre o assunto ou mudar a pessoa. Não tente consertá-lo, ele(a) é assim cortante, tóxico e não mudará porque você o ama e deseja ajudá-lo.