Qual é o sinônimo de pleonasmo?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

1 redundância, repetição, tautologia, perissologia. Exagero de palavras para expressar algo: 2 perífrase, circunlóquio, rodeio, circunlocução, verborragia, logorreia.

Ter seguimento: 1 siga, prossiga, avance, recomece, retome, progrida, suceda, sobrevenha. Permanecer sem alterações: 2 permaneça, fique, pare, estacione, estaque, empaque.

Observe, nos exemplos, como os termos grifados exprimem a mesma coisa, criando um efeito proposital: “E rir meu riso e derramar meu pranto” (Vinícius de Morais) “Me sorri um sorriso pontual” (Chico Buarque) “E ali dançaram tanta dança que a vizinhança toda despertou” (Chico Buarque)

O pleonasmo é um recurso linguístico que utiliza a repetição de um termo ou de uma ideia para dar maior ênfase ou clareza.
...
Pleonasmo vicioso ou redundância

  1. Eu subi lá em cima para ver o que ela queria.
  2. Ele era o principal protagonista da história.
  3. Entrou num ciclo vicioso do qual não conseguia sair.

1 eloquente, difusivo, difuso, facundo, falador, loquaz, palavroso, palrador, pleonástico, profuso, redundante, tagarela, verborrágico, verborreico, verboso.

A prolixidade é um problema que compromete a escrita. Mas o que vem a ser um texto prolixo? A tendência deste tipo de produção é abusar da escrita, da prorrogação desnecessária do discurso, é a superabundância de argumentos e de palavras. Isso não é bom, pois o texto fica confuso, monótono, entediante.

1 Que ou o que é mais do que suficiente, que é mais do que se precisa. 2 por ext Que ou o que é desnecessário, redundante.

1 manter-se, assistir, atravessar, continuar, durar, persistir, ficar, permanecer, restar, estar, perdurar, conservar-se.

1 têm de, têm que, são obrigados a, têm necessidade de, devem, necessitam, carecem. Indicam com precisão: 2 indicam, determinam, definem, apontam, discriminam, especificam, pormenorizam, explicitam, particularizam.

1 que quantidade de, que total de, que número de.

Há quem condene incondicionalmente o pleonasmo, o que não está certo. O pleonasmo é uma figura de sintaxe que não raro convém empregar como reforço para se conseguir vigor, expressividade mais intensa, maior clareza e para impressionar mais fortemente o receptor.

Resumo sobre as figuras de construção ou sintaxe
Anáfora é a repetição de um ou mais termos no início de versos ou frases. Pleonasmo é a repetição intencional com o objetivo de enfatizar uma ideia. Anacoluto é a falta de conexão sintática entre o início da frase e a sequência de ideias.

A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.

Exemplos de pleonasmo literário

  • “Chovia uma triste chuva de resignação” (Manuel Bandeira)
  • "Ó mar salgado, quanto do teu sal/ São lágrimas de Portugal!” ( Fernando Pessoa)
  • "Morrerás morte vil na mão de um forte." ( ...
  • "E rir meu riso e derramar meu pranto” (Vinicius de Morais)
  • “Me sorri um sorriso pontual” (Chico Buarque)

Não há nenhuma ocorrência de «vou ir» no padrão do português europeu. Não podemos concluir, todavia, que tal se dá por estarmos em face de um pleonasmo: vou indo não é rejeitado como sendo um pleonasmo, da mesma maneira que vou vir não é sentido como uma contradição.

Existem dois tipos de pleonasmos: pleonasmo literário e pleonasmo vicioso. O pleonasmo literário é utilizado para destacar uma ideia, sendo muito encontrado na linguagem literária. Nesse caso, o pleonasmo não é considerado erro, encaixando-se no que conhecemos como “licença poética”.

Eloquente significa ser convincente, persuasivo e expressivo. Um indivíduo eloquente é aquele que possui a arte e o talento de convencer ou comover outras pessoas apenas falando.

Significado de Difusa
adjetivo Que se espalha por várias ou por todas as direções possíveis; espalhada. Que se estende excessivamente num assunto; que fala muito; prolixo. Que sofre difusão; cujos raios luminosos se dispersam ou se separam, após a passagem por um meio óptico: luz difusa.

Trata-se de adjectivo de uso pejorativo, e significa «que pratica ou é propenso à verborréia» e «em que há verborréia». Por sua vez, verborreia (do latim verbu-, «palavra» + grego rhoía, «fluxo») é «abundância de palavras com poucas ideias; verbosidade; logorreia» (cf.