Qual é o sinônimo de patologia?
Qualquer desvio relativamente à normalidade: 1 doença, anomalia, alteração, distúrbio, disfunção, afecção, mal, problema, mazela.
O que é patologia exemplo?
Além de significar o estudo das alterações produzidas no organismo pelas doenças, o termo patologia é também utilizado para designar essas mesmas alterações. Ex.: patologia da hipertensão arterial, patologia da febre tifóide, patologia da doença de Chagas etc.
Como usar a palavra patologia?
O termo “patologia” é comumente usado, observe: O paciente está com uma patologia ainda desconhecida. Fortemente arraigado na terminologia médica, com o significado de doença, enfermidade, a palavra patologia tem significado diverso do que é usualmente utilizado.
Qual o significado de patologia clínica?
A patologia clínica é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico laboratorial das doenças. A Patologia Clínica é a especialidade médica responsável pelas análises clínicas.
Quais são os 4 aspectos da patologia?
Os quatro aspectos de uma doença que formam o cerne da patologia são a etiologia, patogenia ou patogênese, alterações morfológicas e as manifestações clínicas. O que é etiologia? Etiologia é o estudo das causas das doenças, ou seja, a identificação dos fatores que levam ao desenvolvimento de uma determinada patologia.
Como é feito o diagnóstico da patologia?
“Na patologia, o diagnóstico de doenças é feito por meio de exames macroscópicos e microscópicos realizados em amostras de células e tecidos”, explica Aloísio Souza da Silva, patologista do Grupo Fleury. Exemplos de exames de anatomia patológica são papanicolau, pulsão de tireoide e análise de células cancerígenas.
Qual é o objetivo do estudo da patologia?
O objetivo principal é o “estudo científico da doença” e o “conhecimento das causas da doença, como esta começa, progride e com a possível explicação dos sinais e sintomas subjacentes e exibidos pelo doente”.
O que é considerado patologia?
Patologia (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) ou anatomia patológica é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados, tanto na medicina quanto em outras áreas do conhecimento como matemática e engenharias, onde é conhecida como "Patologia das Edificações" e estuda as ...
Porque se chama patologia?
Fortemente arraigado na terminologia médica, com o significado de doença, enfermidade, a palavra patologia tem significado diverso do que é usualmente utilizado. Ela deriva de dois radicais gregos: páthos, que significa doença; e logos, que quer dizer ciência, estudo.
Quais os tipos de patologia?
Tradicionalmente, o estudo da patologia é dividido em:
- Patologia geral.
- Patologia especial.
- Etiologia.
- Patogenia.
- Alterações morfológicas.
- Fisiopatologia.
O que é uma patologia social?
A noção de patologia social remete a teoria crítica da sociedade, colocando em evidencia a precariedade de grupos, indivíduos e cidadãos infra-valorizados e em situações sub-humanas.
Qual o conceito de patologia do trabalho?
Para Mendes (2007) a patologia do trabalho é o estudo do sofrimento, dano ou agravo desencadeado pelo trabalho ou com ele relacionado.
O que é uma patologia na psicologia?
É a área que aborda a natureza essencial da doença mental – suas causas, mudanças funcionais e estruturais e suas formas de manifestação.
Qual é a patologia mais grave?
Doença cardíaca continua sendo a principal causa de morte; diabetes e demência entram na lista. A doença cardíaca permanece a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos. No entanto, agora está matando mais pessoas do que nunca.
O que é diagnóstico de patologia?
O diagnóstico anatomopatológico consiste na avaliação de alterações macroscópicas e microscópicas de tecidos e células, visando prevenir doenças, confirmar diagnóstico clínico e auxiliar no tratamento.
Qual a patologia do paciente?
A Patologia Clínica é uma área da medicina especializada em análises laboratoriais e envolve a interpretação de testes químicos, físicos, físico-químicos, morfológicos e biológicos aplicados nos pacientes. Tudo acontece com a retirada de fluidos ou outros materiais necessários dos pacientes.
Quais são os exames de patologia?
O exame patológico é o tradicional exame de análise de biópsia (procedimento caracterizado pela retirada de um fragmento de um tecido (pele ou órgão)), que nada mais é que uma procedimento no qual o médico patologista realiza o diagnóstico em microscópio, analisando célula por célula, e dar então a informação ao médico ...