Qual é o sinônimo de parreira?

Perguntado por: dnobrega . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

2 latada, videira.

A vinha é o conjunto de videiras, já videira é o termo usado para referir-se à parreira, o tipo de planta que dá origem à uva. A espécie de uva utilizada para a produção dos vinhos finos é a Vitis vinifera.

O pé de uva é mais conhecido como parreira, mas também pode ser chamado de vinha ou videira. Se você acha que precisa de muito espaço para plantar uva, está enganado!

uva

A uva é o fruto da videira ou parreira, uma planta da família Vitaceae. É originária da Ásia e uma das frutas mais antigas utilizadas na alimentação humana. Existem mais de 60 mil variedades da fruta.

Todas as formas de produtos da videira (uvas, passas, sucos, vinho e álcool destilado de vinho) têm origem nos açúcares produzidos nas folhas por um processo conhecido como fotossíntese.

A videira, parreira ou vinha é uma trepadeira da família das vitáceas, que possuem tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes, flores esverdeadas em ramos que posteriormente se transformam no fruto que é a uva.

A videira, também chamada de vinha ou parreira, é uma árvore frutífera que produz a uva. Pertencente à família Vitaceae, é uma árvore trepadeira.

Fitoterápico feito com as folhas da videira atenua os sintomas típicos da dilatação das veias nas pernas, como cansaço e inchaço. Não são apenas os frutos da parreira que merecem fama por defender o sistema circulatório. Nas suas folhas também residem substâncias capazes de minimizar encrencas nos vasos.

A videira inicia sua produção após 3 anos de plantio.

Essa falta de frutos na parreira pode acontecer por se tratar de um tipo específico de parreira: a porta-enxerto. A porta-enxerto é utilizada para preparação do plantio de uva, com a finalidade de proteção e vigor para as parreiras que darão os frutos.

A instalação oficial do município aconteceu em 1944 e o nome Videira deve-se ao fato de a região ser um grande centro vitivinicultor do Estado. Conta-se que já em 1913, antes mesmo da fixação dos primeiros colonizadores, foi colhido um cacho de uvas pesando 1,3kg.

A folha de uva possui propriedades que beneficiam a circulação sanguínea. Isso pode ajudar a prevenir diversos problemas, especialmente doenças cardiovasculares e a formação de coágulos. Não só, pode atenuar varizes – veias dilatadas que podem provocar dor e desconforto ou sinalizar um problema circulatório subjacente.

A uva, da família botânica vitaceae, é considerada o fruto mais antigo da humanidade. Oriunda do oeste da Ásia e da Europa central, há fósseis de um tipo selvagem com alegados 60 milhões de anos. Diz também a história que depois do dilúvio, a videira foi a primeira planta que Noé cultivou.

A zona de produção geralmente situa-se entre 1,0 e 1,2 m do solo. A altura da espaldeira do solo até a parte superior é de 2,0 a 2,2 m (Figura 4).

Originada da Europa e Oriente Médio, a uva é um fruto da videira. Seu nome científico é Vitis vinifera L.

Seus primeiros registros datam de cerca de 8 mil anos, na Ásia, região do Oriente Médio. A uva, fruto da videira ou parreira, foi uma das mais antigas frutas descobertas para a alimentação da humanidade.