Qual é o sinônimo de imprudência?

Perguntado por: hvargas . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 6 votos

Falta de prudência, cautela, cuidado: 1 insensatez, irreflexão, leviandade, inadvertência, imponderação, irresponsabilidade, inconsequência, leveza, facilidade, estouvamento, precipitação, temeridade, aturdimento, descuido, desatenção, negligência, incúria, inobservância, indiscrição.

Falta de diligência e de cuidados: 1 inadvertência, desatenção, distração, indiligência, desaplicação, desconsideração, omissão, incúria, inobservância. Desleixo na realização de alguma coisa: 2 desleixo, desmazelo, descuido, displicência, descaso, descuramento, descuro, relaxamento, relaxo, imprevidência, desídia.

Que não tem prudência, que não é cauteloso (motorista imprudente); DESCUIDADO; ESTOUVADO [ Antôn.: cuidadoso, prudente. ]

São exemplos de imprudência: um individuo que manuseia ou limpa arma carregada próximo a outras pessoas; caçar em local de grande circulação de pessoa; dirigir sem óculos quando há defeito na visão, fatigado, com sono, em velocidade incompatível com o local.

Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada. Um motorista que dirige em velocidade acima da permitida e não consegue parar no sinal vermelho, invadindo a faixa de pedestres e atropelando alguém, por exemplo, age com imprudência.

Falta de cuidado e desleixo proposital em determinada situação.

Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções. Imprudência: A imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela.

O site Portal Médico traduziu esses três conceitos de uma forma bem sucinta: a negligência consiste em não fazer o que deveria ser feito; a imprudência consiste em fazer o que não deveria ser feito; e a imperícia em fazer mal o que deveria ser bem feito.

A negligência familiar é caracterizada pelo abandono material dos pais ou detentores do poder familiar no que tange ao cuidado, dever de educação, guarda e sustento de crianças e adolescentes. Mas será que ser negligente é considerado crime?

As duas palavras existem na língua portuguesa. A palavra negligência é um substantivo comum feminino, sinônimo de displicência, descuido, desleixe. Negligencia é o verbo negligenciar conjugado na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular do imperativo.

Trata-se da capacidade de julgar entre ações maliciosas e virtuosas, não só num sentido geral, mas com referência a ações apropriadas num dado tempo e lugar. Ela ajuda a razão a discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir.

A sabedoria dá boas mentes aos homens! A prudência é a sabedoria aplicada.

A palavra prudente aponta para “inteligência, esperteza, sabedoria, cautela”. Assim como a serpente tem todas essas características que trazem a ela mais segurança para escapar de seus predadores, os liderados também deveriam buscar essa característica.

Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada. Uma pessoa pode ser imprudente por ser extremamente proativa, porém sem o conhecimento técnico necessário. De modo geral o imprudente não mede consequências, ou seja, não se dá conta dos prováveis resultados de seu ato.

A imprudência pressupõe uma ação que foi feita de forma precipitada e sem cautela. O agente toma sua atitude sem a cautela e zelo necessário que se esperava. Significa que sabe fazer a ação da forma correta, mas não toma o devido cuidado para que isso aconteça.

Significado de Imprudência
Comportamento, ação ou discurso da pessoa imprudente. Particularidade ou característica de imprudente. Ação que se opõe ao que é prudente: o motorista cometeu imprudências. [Jurídico] Ação irresponsável; falta de observação àquilo que poderia evitar um mal.

- A Imprudência é quando o condutor dirige perigosamente sem pensar nas consequências e, normalmente, acaba infringindo as Leis de Trânsito.