Qual é o sinônimo de flexibilidade?

Perguntado por: evieira9 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

1 agilidade, maleabilidade, elasticidade, ligeireza, plasticidade, versatilidade, destreza.

Exemplos da Flexibilidade
Flexibilidade física: capacidade de realizar movimentos amplos e variados com o corpo, como dobrar e esticar as pernas para tocar os dedos dos pés.

1988) e a escala de Paulhus e Martin (1988) para a medição da "flexibilidade social" (ou seja, a capacidade de o indivíduo adaptar seu comportamento à situação) se mostraram capazes de fazer medições estáveis e independentes da inteligência.

A flexibilidade no trabalho é, de forma descomplicada, um acordo que o colaborador faz com a empresa na qual trabalha para que possa ter certa liberdade profissional. Isso, na prática, quer dizer que o funcionário é capaz de escolher o horário em que irá trabalhar e até mesmo o local em que fará isso.

A flexibilidade é a capacidade que uma pessoa tem de se adaptar a diferentes realidades e ambientes, independentemente do perfil daqueles que a cercam ou da situação vivida. O indivíduo que tem jogo de cintura consegue mudar e ajustar suas ações e seus pensamentos de acordo com as exigências que surgem no dia a dia.

Podemos dividir a flexibilidade em quatro tipos: Balística, estática, dinâmica e a controlada.

A flexibilidade é uma capacidade física onde o indivíduo pode realizar movimentos com maior amplitude articular, podendo realizar movimentos com um ângulo maior, com mais conforto na realização dos mesmos e proporcionando assim um bem-estar mais elevado.

Além de diminuir o risco de lesões a flexibilidade tem outros benefícios: redução das tensões musculares, melhora da capacidade de coordenação e consciência corporal, aumento da circulação sanguínea local e diminuição do gasto energético.

5 dicas para desenvolver adaptabilidade e flexibilidade no trabalho

  1. 1 – Enxergue as mudanças como oportunidades. ...
  2. 2 – Aposte na positividade. ...
  3. 3 – Aprenda com os seus erros. ...
  4. 4 – Saia da sua zona de conforto. ...
  5. 5 – Trabalhe a autoconfiança.

Flexibilidade é a habilidade em poder ajustar suas emoções, pensamentos e comportamentos diante de situações e condições variáveis. Este componente da inteligência emocional aplica-se à sua capacidade geral de se adaptar a circunstâncias dinâmicas, incomuns ou imprevisíveis.

A flexibilidade cognitiva é uma habilidade socioemocional que permite que o indivíduo se adapte a novas situações, condições e desafios. Ou seja, está ligada ao quanto essa pessoa consegue se adaptar a novos ambientes, o quanto ela está disposta a aprender novos conteúdos, desenvolver outros talentos e competências.

O trabalho flexível consiste em uma modalidade em que os colaboradores possuem liberdade tanto em termos de localização quanto de horário para trabalhar. Trata-se de uma forte tendência do futuro do trabalho, por isso não pode ser deixado de lado por líderes e gestores empresariais.

Uma gestão flexível é um modelo de gerenciamento aplicado por determinadas empresas ou projetos que viabiliza a adaptação rápida em meio às mudanças de mercado – ou mesmo no cenário interno (esfera micro).

Em resumo, o treino de flexibilidade se concentra em esticar os músculos, enquanto o treino de mobilidade se concentra em melhorar a capacidade de uma articulação se mover livremente em sua amplitude de movimento completa.

Por flexibilidade moral entende-se o processo de tomada de decisão dos indivíduos diante de dilemas éticos, que são expostos no exercício de suas atividades profissionais, e de pressões situacionais, que podem alterar o seu posicionamento.

Outro exemplo de flexibilidade no trabalho é quando as tarefas são distribuídas de acordo com o perfil de cada colaborador. Em vez de limitar o profissional a uma única função, permita que ele experimente outras tarefas. Assim, ele pode acabar descobrindo que é melhor em “A” do que em “B”.

Existem dois tipos de flexibilidade: Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.