Qual é o sinônimo de calcanhar de Aquiles?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

9 sinônimos de calcanhar de aquiles para 1 sentido da expressão calcanhar de aquiles: Parte mais fraca ou vulnerável de alguém: 1 ponto fraco, fraco, fraqueza, defeito, imperfeição, falha, insegurança, fragilidade, vulnerabilidade.

A expressão “Calcanhar de Aquiles” surgiu a partir da lenda grega de Aquiles, que foi banhado por sua mãe nas águas do rio Estige para que se tornasse forte e indestrutível. Acontece que ela deixou de molhar o calcanhar de Aquiles.

Se localiza atrás do tornozelo e liga os músculos da panturrilha (batata da perna) ao osso do calcanhar. É comprovadamente pela biomecânica a estrutura que mais suporta força no corpo humano, recebendo grande quantidade de carga e sendo muito exigido na locomoção, atividades físicas e esportivas.

Tétis tencionava garantir a imortalidade do seu filho ao mergulhá-lo nas águas do rio Estige. Foi dessa forma que Aquiles tornou-se invulnerável, exceto no único ponto por onde Tétis o segurou e que não foi molhado: o calcanhar.

Do grego: Achiléus ou Achlys, lobo terrível. Homem de lábios curtos e grossos.

O tendão de Aquiles é o nome mais popular do tendão calcâneo, por fazer referência à famosa história da mitologia grega, em que um guerreiro de corpo invencível (Aquiles) tinha o calcanhar vulnerável. Foi vencido devido a lesão deste tendão que o limitou durante a batalha.

A morte de Aquiles foi provocada por Apolo, deus do Sol, que guiou a flecha de Páris ao vulnerável calcanhar. Durante o cerco a Tróia, o escandaloso herói tinha conquistado a inimizade do deus, matando vários dos seus devotos seguidores, incluindo o filho deste, Tênes, rei da ilha de Tênedos.

A dor no calcanhar ao pisar não costuma ter um diagnóstico muito preocupante. A principal causa da dor no pé ao pisar é a fascite plantar, uma inflamação no ligamento da região chamada fáscia plantar (que liga o calcanhar aos dedos), que pode causar pequenas rupturas no tecido.

A única parte do corpo de Aquiles que permaneceu vulnerável foi seu calcanhar, pois foi segurando-o que Tétis o suspendeu para banhá-lo nas águas mágicas.

A Caixa de Pandora é um objeto extraordinário que faz parte da mitologia grega. Trata-se de um caixa onde os deuses colocaram todas as desgraças do mundo, entre as quais a guerra, a discórdia, as doenças do corpo e da alma.

A história de Aquiles começou com um guerreiro chamado Peleu, que ao longo da sua jornada lutou ao lado de muitos heróis gregos. Cansado da vida de conquistas e derrotas, Peleu decidiu parar sua atuação nas guerras.

A dor no calcanhar pode ter várias causas. Desde fascite plantar, passando por esporão calcâneo, fratura por estresse do osso calcâneo, tendinite calcânea ou ainda consequência de entorse do tornozelo, doença de Sever, em crianças, além de outras razões.

Lenda de Aquiles
Aquiles era filho do mortal Peleu, rei dos mirmidões da Tessália e de Tétis, uma ninfa marinha. Ao nascer, sua mãe o banhou no rio Estige, tornando-o invulnerável em todo o corpo, menos no calcanhar, que se tornou seu ponto fraco – o proverbial “calcanhar de Aquiles”. Sua lenda ganhou várias versões.

A peça de William Shakespeare, Troilo e Créssida, retrata Aquiles e Pátroclo como amantes aos olhos dos gregos.

A profecia dizia que o filho de Tétis seria ainda mais grandioso que o pai. Dessa forma, Zeus e Poseidon obrigaram Tétis a se casar com Peleu. A partir dessa união entre Tétis e Peleu nasceu Aquiles.

Aquiles era filho de uma deusa, Tétis, com um mortal. Ao nascer, sua mãe, prevendo o futuro do filho, lançou-o às águas do mar Estige, que o tornaria imortal, segurando-o apenas pelo calcanhar, onde, veremos, ficou vulnerável.

1 dc, sendo que Aquiles teria vivido no Séc. 13 ou 12 ac) Thetis, querendo conferir a imortalidade a seu filho, terá mergulhado o mesmo no rio Styx, mas por lapso terá deixado de fora o calcanhar, que se terá revelado o seu ponto fraco e a sua fatalidade.

(…) “O gigantismo, porém, não é específico do principal herói grego: a altura, ou melhor, a “altitude” de Aquiles era de cinco metros e noventa e quatro centímetros!”.