Qual é o sinal vital mais importante?

Perguntado por: aescobar . Última atualização: 28 de abril de 2023
4 / 5 17 votos

Em resumo, atualmente, a dor é considerada um sinal vital, tão importante quanto os outros e deve sempre ser avaliada num ambiente clínico, para se empreender um tratamento ou conduta terapêutica.

Quais são os principais sinais vitais?

  • Temperatura (Saiba a partir de quantos graus é febre alta);
  • Frequência respiratória;
  • Frequência cardíaca;
  • Pressão arterial.

Os sinais vitais (SSVV) são indicadores do estado de saúde e da garantia das funções circulatórias, respiratória, neural e endócrina do corpo. Podem servir como mecanismos de comunicação universal sobre o estado do paciente e da gravidade da doença.

A temperatura corporal normal varia entre 36 e 37 graus. É o único sinal vital que não varia conforme a idade da vítima. Quando a temperatura está acima do normal, o quadro é de hipertermia.

Esses sinais são medidos para estabelecer padrões e tendências corporais, identificar possíveis problemas fisiológicos e monitorar as respostas ao tratamento aplicado ao paciente.

A pulsação é uma medida da frequência cardíaca ou o número de vezes que o coração bate por minuto, também chamada de Frequência Cardíaca (FC). O pulso acontece quando o coração empurra o sangue e ele bate na parede das artérias, gerando assim as ondas de pulso.

Para um adulto em repouso, a frequência respiratória normal fica entre 12 e 20 mrm, isto é, movimentos respiratórios por minuto.

Estima-se que uma pessoa adulta saudável complete cerca de 12 a 20 ciclos de respiração por minuto, ou seja, um indivíduo normal inspira e expira cerca de 12 a 20 vezes a cada minuto. Quando a pessoa completa mais de 20 ciclos respiratórios por minuto dizemos ser um caso de taquipneia.

Os sinais vitais básicos são, EXCETO:

  • Temperatura.
  • Pressão arterial.
  • Pulso.
  • Alterações sensoriais.

Velocidade da marcha: o sexto sinal vital como preditor de desfechos em saúde | RBPFEX - Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício.

A Escala Visual Analógica – EVA consiste em auxiliar na aferição da intensidade da dor no paciente, é um instrumento importante para verificarmos a evolução do paciente durante o tratamento e mesmo a cada atendimento, de maneira mais fidedigna.

CLASSIFICAÇÃO DA DOR:
Zero (0) = Ausência de Dor. Um a Três (1 a 3) = Dor de fraca intensidade. Quatro a Seis (4 a 6) = Dor de intensidade moderada. Sete a Nove (7 a 9) = Dor de forte intensidade.

Os sinais vitais são quatro: (1) pressão arterial , (2) pulsação, (3) frequência respiratória e (4) temperatura corporal.

Para que serve?

  • Pulso carotídeo: Tal pulso é palpado, colocando os de dedos do examinador sobre a laringe, descendo até a artéria carótida. ...
  • Pulso subclávio: Palpável acima do terço médio da clavícula. ...
  • Pulso temporal: É palpada ao nível da fossa temporoparietal, acima do arco zigomático.
  • Pulso Braquial: ...
  • Pulso Radial:

A frequência cardíaca pode variar muito, mas normalmente situa-se entre 60 bpm e 100 bpm num indivíduo em repouso ou atividades habituais. Para um indivíduo adulto em repouso, uma frequência cardíaca de 100 bpm, persistentemente, pode ser considerada alta.

Os sinais vitais avaliados para saber se um paciente está bem são: frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e temperatura. Geralmente, a avaliação dos sinais vitais é a primeira parte do atendimento na atenção básica, auxiliando na triagem dos pacientes.

FREQÜÊNCIA CARDÍACA (FC)
· Freqüência cardíaca - número de vezes que o coração se contrai por minuto. · A sua verificação é realizada pela palpação do pulso artérial radial. · FC normal varia entre 60 e 80 batimentos por minuto (Bpm).