Qual é o sinal de diferente no Python?

Perguntado por: ralencastro2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Assim como na maioria das linguagens, o operador de diferença no Python é o != . Vale lembrar que ele compara apenas o valor entre os operandos e não suas identidades. Sem a sobrecarga do método, o resultado seria True , indicando que os objetos são diferentes, mesmo parecendo serem iguais.

O símbolo de igual pode ser representado por dois sinais de igual (==) e o símbolo de diferente pode ser representado por um sinal de exclamação seguido de um sinal de igualdade (!=).

Ponto Flutuante ou Decimal ( float )
É um tipo composto por caracteres numéricos (algarismo) decimais. O famoso ponto flutuante é um tipo usado para números racionais (números que podem ser representados por uma fração) informalmente conhecido como “número quebrado”.

Para calcular porcentagens em Python, use o operador de divisão (/) para obter o quociente de dois números e, em seguida, multiplique esse quociente por 100 usando o operador de multiplicação (*) para obter a porcentagem.

Introdução. É muito comum na programação, precisarmos que determinado bloco de código seja executado apenas se determinada condição for satisfeita. Para esses casos, Python disponibiliza formas de se controlar o fluxo de execução de programas: são as chamadas Estruturas Condicionais IF/ELIF/ELSE .

= (operador de atribuição) - é usado para atribuir valores a uma variável em JavaScript. == (Igual a ou Equal to) - é usado para comparação entre duas variáveis, independentemente do tipo de dados da variável.

Sumário

  • 3.1 Operador E (AND)
  • 3.2 Operador OU (OR)
  • 3.3 Operador NÃO (NOT)
  • 3.4 Operador NÃO-E (NAND)
  • 3.5 Operador NÃO-OU (NOR)
  • 3.6 Operador OU-EXCLUSIVO (XOR)
  • 3.7 Operador NÃO-OU-EXCLUSIVO (XNOR)

Os operadores são aritméticos, lógicos e relacionais.

Subtração no Python
Também é o mesmo procedimento dos outros programas e linguagens de programação, basta utilizar o símbolo de – para subtrair.

De forma geral, a programação é um processo de escrita, testes e manutenção de programas de computadores. Esses programas, por sua vez, são compostos por conjuntos de instruções determinados pelo programador que descrevem tarefas a serem realizadas pela máquina e atendem diversas finalidades.

O operador igual a ( == ) retorna true se os dois operandos tiverem o mesmo valor; caso contrário, retorna false . O operador diferente de ( != ) retorna true se os operandos não tiverem o mesmo valor; caso contrário, retorna false .

Usando o operador || (OU) o resultado será verdadeiro bastando apenas uma das comparações ser verdadeira. O operador lógico de negação ! (NÂO) é utilizado para inverter o resultado de uma determinada condição. Ou seja, se a condição for verdadeira esta torna-se falsa, e se a condição for falsa ela torna-se verdadeira.

Para converter (converter) a string de dígitos em um número inteiro, podemos usar a função int() . Por exemplo, int('23') fornece um objeto int com valor 23 .

Assim como em outras linguagens, o Python pode manipular variáveis básicas como strings (palavras ou cadeias de caracteres), inteiros, reais (float) e booleanos (true ou false). Veremos os detalhes de cada uma delas com exemplos.

Em Python, números inteiros são da classe int e números reais são da classe float (pois a representação de números reais é realizada em notação com ponto flutuante ou floating point). Já os valores booleanos são da classe bool .