Qual é o símbolo mais antigo da Páscoa?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Cordeiro

Cordeiro. Este é um dos símbolos mais antigos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo judeu no Antigo Testamento. Naquela época, a Páscoa era celebrada com o sacrifício de um cordeiro.

A celebração da Páscoa é acompanhada de vários símbolos e tradições, como o coelho, ovos de chocolate, pão, vinho, peixe, entre outros. Tradicional celebração cristã, a Páscoa representa o dia da ressurreição de Cristo para os fiéis.

Os ovos de Páscoa e o coelho da Páscoa são dois símbolos tradicionais da celebração secular da Páscoa.

A data da Páscoa foi instituída pela Igreja durante o Concílio de Niceia, em 325 d.C.. A Igreja determinou que a primeira lua cheia após o equinócio de primavera seria a data para iniciar-se a comemoração da Páscoa.

O círio pascal representa a luz de Cristo, pois o próprio Jesus disse: " Eu sou a luz do mundo! " No círio há duas letras gregas – o alfa e o ômega - , respectivamente a primeira e a última letra do alfabeto grego. O alfa representa o princípio e o ômega, o fim, uma vez que Jesus falou: " Eu sou o princípio e o fim. "

A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

O cordeiro significa o próprio Jesus Cristo, que se sacrificou pela humanidade com o intuito de redimir os pecados dos homens. Esse animal é mencionado muitas vezes nas sagradas escrituras como sinônimo de Jesus Cristo: “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.

Símbolos da Páscoa Cristã
- Cruz: simboliza a vitória de Jesus sobre a morte, a salvação e a ressurreição. - Pão e vinho: na última ceia, Jesus disse que o pão era seu corpo e o vinho seu sangue.

Páscoa se origina da palavra em latim Pascha, que deriva do hebraico Pessach/ Pesach, que significa “a passagem”. Essa “passagem” está descrita no Antigo Testamento como a libertação do povo israelita da escravidão no Egito. A Páscoa era celebrada pelos judeus para comemorar a liberdade conquistada pelo seu povo.

Os símbolos da Páscoa são variados e indicam, direta ou indiretamente, sempre a mesma ideia: a Ressurreição de Cristo e a vitória sobre a morte. Contudo, a Páscoa para os evangélicos simboliza a passagem da escravidão do pecado para a liberdade da vida de Deus. O grande amor de Deus pela humanidade.

Um grupo de arqueólogos de Israel e da França descobriu a evidência do que pode ser o mais antigo uso de símbolos conhecido. As marcas estão gravadas em um fragmento de osso de uma espécie extinta de gado de aproximadamente 120 mil anos, encontrado na região de Ramla, cidade no centro de Israel.

A Páscoa está chegando e os símbolos mais típicos dessa festividade estão por aí: ovos, coelhos, colombas pascais e outros mais. Conheça o significado desses símbolos e o que eles têm a ver com a comemoração da ressurreição de Jesus. Os ovos são, em várias culturas, um símbolo de vida.

O primeiro retrato de Jesus é descrito como um autorretrato.

lírio branco

O lírio branco é considerado uma flor muito tradicional da Páscoa, por ter sido mencionado no por Jesus, representa esperança e amor, divindade e pureza.

O Coelho da Páscoa é um dos símbolos pascais, utilizado por representar a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida. O coelho é um animal que se reproduz em grandes ninhadas.

A primeira Páscoa celebrada pelos judeus, ainda no período do cativeiro no Egito, é descrita na narrativa bíblica da seguinte maneira: Os hebreus sacrificaram um cordeiro sadio, de um ano, no dia 14 de nissan. O animal foi assado inteiro e então consumido (o que não foi consumido, foi queimado).

Conforme o livro do Êxodo, a primeira Páscoa dos judeus foi celebrada quando ainda estavam no Egito sendo escravizados. As instruções dessa celebração foram transmitidas por Deus aos judeus por meio de Moisés.