Qual é o símbolo do universo?

Perguntado por: oramires6 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

A esfera é um símbolo da totalidade do Universo e de Deus. Traduz a perfeição, o poder e a expansão e, por essa razão, foi escolhida como o símbolo dos imperadores e dos reis em muitas nações, como foi o caso da esfera armilar como símbolo de Portugal.

O símbolo Om representa a harmonia e a paz do universo. Tudo está contido em uma expressão que, bem pronunciada, torna-se uma canção de harmonização da alma e do ambiente.

O Significado do OM
De forma geral, o mantra OM é a vibração primordial, o primeiro som do Universo, a parte principal que constitui todos os outros mantras e o mais poderoso de todos eles. Ele simboliza a raiz de todos os sons da natureza e do mundo, a conexão com essa sintonia.

O coração é um símbolo do amor que é mundialmente conhecido.

Na simbologia das formas, o círculo é associado ao ponto e ambos podem ser considerados como sinais supremos de perfeição, união e plenitude.

A caveira com ossos cruzados são um símbolo popular da atualidade que representa a morte. Desse modo, o símbolo, que consiste em um crânio humano e dois fêmures cruzados, há muito tempo é associado a morte.

Por causa do simbolismo místico representado pelo Oito Deitado, esta imagem costuma ser bastante utilizada em tatuagens. A tatuagem de Oito Deitado representaria o estado de transformação, evolução e equilíbrio físico-espiritual daquele que a possui.

Dizem que os egípcios, por volta de 2.800 a.C, usavam um anel para simbolizar o casamento; os gregos também usavam esse objeto, que era de ferro imantado para que, mesmo depois de casados, o homem e a mulher permanecessem sempre atraídos um pelo outro.

Um número maior ainda é chamado googolplex, que é um número 1 seguido de googol zeros. É difícil até imaginar! Para escrever este número, a gente precisaria de uma pilha de papel que provavelmente nem caberia no Universo! Por maiores que sejam esses números, eles não podem ser comparados nem de perto com o infinito.

O símbolo do infinito representa eternidade, divindade, evolução, amor e equilíbrio entre o físico e o espiritual. No Cristianismo, representa Jesus Cristo, sendo, portanto, um símbolo de amor eterno. É representado por um oito deitado, ou seja, uma curva geométrica com um traço contínuo.

Uma lasca de rocha de uma caverna na África do Sul fez com que especialistas debatessem quando o ser humano desenvolveu características claramente modernas. Esta lasca de rocha marcada de ocre foi descoberta na Caverna Blombos, na África do Sul.

Um dos princípios da filosofia chinesa é o Yin Yang, onde yin e yang são duas energias opostas. Yin significa escuridão sendo representado pelo lado pintado de preto, e yang é a claridade, simbolizado pelo branco.

Leão: representa coragem, liderança e realeza.

A aliança Sol e Lua significa diversidade, a união dos opostos que se atraem e se completam. O Sol e a Lua representam o amor impossível, pois vivem separados, mas se reencontram no eclipse e têm o seu momento de glória. Não existe um sem o outro.

O corvo-de-três-pernas (ou de tripé) é um ser encontrado em várias mitologias e trabalhos artísticos da Ásia Oriental. Culturas da Ásia Oriental acreditam que o ser vive e representa o sol.

A Lua, psicologicamente, retrata o arquétipo feminino e representa o relacionamento com a mãe, com outras mulheres e com a parte feminina da própria psique, assim como o Sol, por outro lado, representa a qualidade masculina e ilustra sua ligação com os homens.

SO HAM : O mantra so ham, significa EU SOU. É o som natural da respiração. Você pode repetir mentalmente de 10 a 20 vezes e se conecta com a sua essência EU SOU. Ao concluir, sinta a presença e localize o mantra universal OM 3 vezes.

Esse mantra não possui uma tradução específica, mas é considerado simples e com um grande poder de cura. A sílaba RAM tem duplo sentido e aplicação em sânscrito. Uma das interpretações é que RAM é o som seminal do chakra plexo solar (sistema digestivo), fazendo com que exista uma grande energia de cura.

Hari elimina tudo e o que sobra é Om. Também podemos dizer harih om como uma invocação: Ó removedor, abençoe. Pois ele é a fonte de todas as bênçãos. Essas palavras podem ser usadas sempre, harih om.

Shiva é um dos deuses supremos do hinduísmo, conhecido também como "o destruidor e regenerador" da energia vital; significa o "benéfico", aquele que faz o bem. Shiva também é considerado o criador do Yoga (Ioga), devido ao seu poder de gerar transformações, físicas e emocionais, em quem pratica a atividade.