Qual é o símbolo do Nordeste?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Cacto Mandacaru: conheça o símbolo do Nordeste.

Os cactos são encontrados principalmente em ambientes secos, como na Caatinga, bioma do Nordeste brasileiro. Para sobreviver nessas regiões, o cacto conta com uma variedade de adaptações que permitem a economia e o acúmulo de água.

Compondo a família das cactáceas, o mandacaru também é conhecido pelo nome de cardeiro. Sua maior ocorrência se dá na região nordeste do país, onde seu nascimento de suas flores simboliza o “fim da seca” em áreas muito áridas.

Plantas típicas dessa vegetação são o cacto, a palma, o xiquexique, o mandacaru, a aroeira, o umbuzeiro, o juazeiro e o caroá.

Cacto mandacaru: características e curiosidades
Além de ser uma planta muito representativa da resistência e da força da região nordeste do nosso país, o mandacaru ajuda a restaurar o solo da região, muito degradado pela seca.

O nome científico de girassol é Helianthus annus, que significa “flor do sol”. O girassol significado é “felicidade” e, por conta de sua cor vibrante, simboliza calor, vitalidade e energia positiva.

Usos do mandacaru
A polpa do fruto é comestível, inclusive as sementes, bem como os ramos novos, após retirada dos espinhos, principalmente para animais em época de seca, devido seu alto conteúdo de proteínas, com mais de 11%.

NOMENCLATURA e significado: Mandacarú do tupi “Arvore ou fruta de espinheiro que se come”. Também chamado de Tuna, Cacto candelabro, Jamacaru e Pytaia arbórea.

O mandacaru é um tipo de fitoterápico, onde é capaz de tratar problemas renais. A parte interna do mandacaru pode ser usada para o tratamento de gastrites e manter a saúde do aparelho digestivo. A raiz também pode ser usada para o tratamento de cálculo renal.

A Palmatória é uma espécie endêmica da Caatinga, amplamente distribuída no bioma, e da região nordeste do Brasil, com exceção ao estado do Maranhão. Apresenta porte arbustivo, podendo atingir até 2m de altura.

O xique-xique serve de forragem para o rebanho na época de maior escassez de alimento e água para as criações.

Veado-catingueiro, preá, gambá, sapo-cururu, cutia, tatupeba, ararinha-azul, asa-branca, sagui-de-tufos-brancos, arara-azul-de-lear, peba, perereca-de-capacete, beija-flor (pássaro pequeno, que bate asas muito rapidamente, e se alimenta de néctar das flores e insetos), urubu-rei, jacu verdadeiro, teju, macaco-prego- ...

Cajueiro. Como o nome sugere, essa é a árvore que produz o caju, fruta que tem a cara e o sabor do Nordeste. A planta tem médio porte e pode atingir 15 metros de altura. O seu tronco é retorcido e as folhas são ovais.

umbuzeiro

O umbuzeiro, a grande árvore sagrada do sertão. “O umbuzeiro tem uma grande importância para nós trabalhadores/as nordestinos/as, pois é uma árvore símbolo de resistência e sabedoria. Ao passar um longo período de estiagem suas folhas caem e tornam-se cinzas, porém ainda viva.

Lírio Star Gazer
Uma das mais bonitas e finas variedades de Lírio.

De acordo com o blog Cobasi, a flor mais rara do mundo se chama Middlemist Vermelha, pertencente da espécie Middlemist camelia, e como o o nome sugere, possui uma cor avermelhada bem chamativa.

Antúrio - Anthurium andraeanum Linden.