Qual é o símbolo do judaísmo?

Perguntado por: ecunha5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

estrela de Davi

Judaísmo: A estrela de Davi é formada por dois triân- gulos sobrepostos, resultando em seis pontas, e simboliza o governo de Deus sobre o universo em todas as seis direções: Norte, Sul, Leste, Oeste, Céu (em cima) e Terra (embaixo).

Todas as festas em Israel têm forte componente religioso e estão repletas de símbolos e rituais.

  • Os Dez dias de Penitência (Iamim Noraim) Ano Novo judaico (Rosh Hashaná) e Dia do Perdão (Yom Kippur)
  • As 3 festividades de peregrinação (Shalosh Regalim)

O emblema oficial do Estado de Israel é um candelabro (a menorá), cujo formato diz-se ser derivado do Moriá de sete braços, uma planta conhecida desde a antiguidade. Os ramos de oliveira em cada um dos lados representa o anseio de Israel pela paz.

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus.

Para os judeus, os lideres s o pessoas escolhidas por Deus para ensinar seu povo. Dois importantes referenciais de lideranas para os judeus s o Moisés e rei Davi.

A estrela de seis pontas, representada por dois triângulos opostos, era usada para identificar os soldados que lutavam pelo Rei Davi. O símbolo era gravado nos escudos daqueles que combatiam em nome dos nobres e, mais tarde, foi adotada pelo povo judeu como representação máxima de religião e crença.

As orações nos três grupos citados acima são executadas três vezes ao dia: de manhã (shacharit), de tarde (minchá) e de noite (maariv). A tradição conecta cada uma delas a um dos patriarcas: a reza da manhã a Abraão, a da tarde a Isaac, e a da noite a Jacob.

Cobrir a cabeça expressa respeito e consciência que sempre há algo acima do homem. Esta obrigação não provém de nenhuma injunção bíblica, é um sinal de reverência a D'us (Tratado Shabat, 156b).

Embora tenha diferentes vertentes, de um modo geral o Judaísmo tem 13 princípios básicos, entre eles o de confiar plenamente que Deus é o primeiro e único criador e guia de todos os seres, não possui propriedades antropomórficas (portanto, não é uma pessoa), é o único a quem é apropriado rezar e ele recompensa aqueles ...

Seus símbolos são o Ofá, a lança de caça, facão e o ogue (instrumento musical semelhante a um berrante).

O Judaísmo é uma religião monoteísta que surgiu com os Israelitas no Mediterrâneo Oriental (Levante do Sul) dentro do contexto das civilizações ribeirinhas da Mesopotâmia. Os Israelitas eram uma das tribos nômades da região, assim chamados por se considerarem descendentes de Jacó, que mudou seu nome para Israel.

Hamsá

O Hamsá está presente em várias doutrinas orientais, como o judaísmo, no islã e no budismo, possuindo as suas especificações próprias de acordo com cada religião. No budismo, por exemplo, o Hamsá é conhecido por Abhaya Mundra, sendo utilizado para afastar a sensação de medo.

Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.

Yeshuah

Yeshuah - Salvação. Yeshua Hamashia - Jesus Cristo, o Messias. Yeoshua - o Eterno salva.

O judaísmo se divide principalmente em três grandes correntes, ligadas às interpretações dos livros e rituais considerados sagrados. São elas: a ortodoxa, a reformista e a conservadora.