Qual é o símbolo do Iluminismo?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Resposta verificada por especialistas. O Iluminismo teve uma série de símbolos diferentes, sendo o mais importante a própria ideia de ilustração/iluminação, sendo esta luz a representação da vitória da Razão (e, com ela, República e direitos pessoais) contra as Trevas (o Absolutismo e o dogmatismo).

O movimento recebeu esse nome por acreditar que a razão e o conhecimento eram as luzes que afastavam as trevas da superstição, do autoritarismo e da ignorância.

Os iluministas teciam profundas críticas ao absolutismo, propondo que era necessário limitar o poder dos monarcas. Eles criticavam também a falta da liberdade nos governos absolutistas. Alguns dos grandes expoentes do pensamento iluminista foram Voltaire, Jean-Jacques Rousseau e Adam Smith.

Sapere aude! "Tem coragem para fazer uso da tua própria razão!" — esse é o lema do iluminismo.

Iluminismo

  • Consciência individual autônoma. Não pare agora... ...
  • Noção de progresso. ...
  • Caráter pedagógico. ...
  • Pensamento laico. ...
  • Autoridade.

As principais ideias iluministas são a consciência individual autônoma, a noção de progresso, o caráter pedagógico, o pensamento laico, a autoridade do ser humano, a razão como principal forma de conhecimento, a liberdade religiosa e o liberalismo econômico e político.

Os quatro principais precursores do Iluminismo foram Descartes, Bacon, Locke e Newton. O primeiro, francês, René Descartes (1596-1650), foi considerado o pai do racionalismo moderno e sua principal obra foi o 'Discurso do Método'.

Principais filósofos iluministas

  • Voltaire. Voltaire foi um filósofo francês muito importante, suas ideias foram essenciais não só para o movimento iluminista, mas também apara a Revolução Francesa. ...
  • Jean-Jacques Rousseau. ...
  • Montesquieu. ...
  • Adam Smith. ...
  • Denis Diderot.

O Iluminismo era baseado em três pilares, que são: razão, liberdade e o avanço da sociedade em relação ao pensamento racional e à ciência.

O Iluminismo foi um movimento intelectual que se tornou popular no século XVIII, conhecido como "Século das Luzes". Surgido na França, a principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.

Os iluministas acreditavam que a razão conduziria os seres humanos ao progresso. Com o passar do tempo, a ignorância, fruto da irracionalidade, desapareceria e teríamos então uma humanidade esclarecida, isso os fazia otimistas.

* O que os iluministas CRITICAVAM
Lutavam também contra o poder da Igreja Católica. Na opinião deles, a Igreja pretendia controlar as ideias e as crenças das pessoas. Em outras palavras, as autoridades católicas não permitiam a liberdade de pensamento e de religião.

O Iluminismo surgiu como uma reação ao Absolutismo que dominava a Europa até então. No Absolutismo todo o poder se concentrava na figura do rei, que vivia com luxos pagos pela classe mais pobre através de impostos.

O iluminismo foi um movimento intelectual que começou na Europa a partir do século XVII e ganhou força no século XVIII. A França é considerada o país que liderou intelectualmente o iluminismo europeu.

O racionalismo, o naturalismo, o liberalismo, a igualdade perante a lei e o anticlericalismo apresentam-se como os princípios norteadores do Iluminismo.

o Iluminismo terminou com a revolução francesa de 1789, que encorporou inúmeras ideias iluministas em suas fases mais violentas. Este movimento marco um movimento decisivo para o decadência da igreja e o crescimento do sistema que não assue a influencia da religião no destinos dos homens.

Foram os filósofos iluministas que deram base às ideias iluministas, mudando assim a concepção antiga do absolutismo. E, como vimos, os principais foram Rousseu, Montesquieu e Voltaire, que influenciaram ativamente a forma de governo da época.