Qual é o símbolo do feminismo?

Perguntado por: rportela . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Espelho de Vênus

O movimento feminista adotou o Espelho de Vênus como símbolo de sua luta. Ao fazer isso, promoveu nele algumas variações contemporâneas quanto ao seu entendimento, já que originalmente ele foi criado com outro propósito.

A escolha da cor lilás como referência na luta mundial das mulheres por igualdade de direitos não foi por acaso. Algumas versões da história dizem que as operárias de uma fábrica de tecidos de Nova York estavam tingindo esta tonalidade, em 8 de março de 1857, quando foram assassinadas.

O "embrião" do movimento feminista surgiu na Europa em meados do século XIX, como uma consequência dos ideais propostos pela Revolução Francesa, que tinha como lema a "Igualdade, Liberdade e Fraternidade".

Como feministas individuais, temos o compromisso e acreditamos na igualdade de género baseada em princípios feministas que são: A indivisibilidade, inalienabilidade e universalidade dos direitos humanos das mulheres.

Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas).

Assim o movimento adotou o lilás ou roxa como sua identidade específica. Cabe o registro que os primeiros passos com bandeiras roxas havia sido dado na luta das Sufragistas, na Inglaterra, entre 1914-1918. Hoje a cor é sinal da garra contra a opressão e a dominação das mulheres.

O poder feminino está ligado também a muitos outros aspectos e um dos principais retornos do Autoconhecimento é poder reconhecê-los. A mulher que conquista mais consciência sobre seus próprios pontos fortes ganha, essencialmente, a oportunidade de utilizá-los a seu favor.

Mary Wollstonecraft (1759-1797), é geralmente considerada – por boas razões – a fundadora do feminismo. Seu pensamento marca a primeira elaboração sistemática de um entendimento das raízes da opressão sofrida pelas mulheres.

Dois Espelhos de Vênus juntos, por exemplo, simbolizam a união das mulheres no movimento feminista. Já o símbolo com uma mulher ao centro com seu punho erguido e cerrado é uma variação associada ao feminismo anárquico que combate todo poder hierárquico e autoritário.

Ao misturar as cores primárias azul e vermelho temos como resultado a tonalidade lilás.

A seguir, confira algumas dessas pensadoras e as principais reflexões que você precisa conhecer:

  • Simone de Beauvoir. A francesa nasceu em 1908 e foi um dos maiores ícones do feminismo. ...
  • Angela Davis.
  • Judith Butler.
  • Linda Nochlin.
  • Djamila Ribeiro.
  • Chimamanda Ngozi Adichie.

Quem foi Mary Wollstonecraft e qual a sua importância para o movimento feminista? Mary Wollstonecraft é considerada a primeira pensadora feminista da história. Escritora, filósofa e pioneira pelo ativismo das mulheres, ela chegou a enfrentar pensadores consagrados de seu tempo.

Bertha Maria Júlia Lutz

Bertha Lutz é conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras. Zoóloga de profissão, Bertha Maria Júlia Lutz é conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras.

Charles Fourier

O feminismo é um movimento social e político que reivindica igualdade entre mulheres e homens. Não se trata, dessa forma, de um movimento sexista, que tenta impor a superioridade das mulheres sobre os homens. A origem do conceito é atribuída a Charles Fourier (1772-1837).

Descobri que associações do termo feminismo a ódio aos homens, lesbianismo ou falta de feminilidade eram fatores cruciais na rejeição ao rótulo "feminista". A maioria dizia que não se considerava feminista porque não queria ser associada com características como essas.