Qual é o símbolo do fascismo?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Fascio

“Fascio”, em italiano, significa “feixe de varas”. O símbolo fascista consistia em uma machadinha envolta por um feixe.

A ideologia económica fascista aceitava a motivação pelo lucro, mas sublinhava a necessidade da indústria em defender o interesse nacional acima do lucro privado. O fascismo defendia uma economia controlada pelo estado que aceitava uma mistura de propriedade privada e pública dos meios de produção.

Deus, pátria e família é um lema que reflete os valores tradicionais de determinados movimentos políticos/sociais conservadores de expressão cristã.

Características do Fascismo

  1. Valoriza o nacionalismo. ...
  2. Totalitarismo e Corporativismo. ...
  3. Ênfase no militarismo. ...
  4. Obsessão com a segurança nacional. ...
  5. Desprezo pelos direitos humanos. ...
  6. Desprezo por intelectuais e artistas. ...
  7. Controle da mídia e censura. ...
  8. Usa a religião como forma de manipulação.

O fascismo enquanto ideologia política surgiu na Itália, em 1919, por meio de uma organização paramilitar liderada por Benito Mussolini. Os fascistas estiveram no poder italiano entre os anos de 1922 e 1943, sendo retirados, em 1945, com a derrota do Eixo na Segunda Guerra Mundial.

Benito Amilcare Andrea Mussolini (Predappio, 29 de julho de 1883 – Mezzegra, 28 de abril de 1945) foi um político italiano que liderou o Partido Nacional Fascista e é creditado como sendo uma das figuras-chave na criação do fascismo.

O feixe de lenha amarrado (feixe lictório) foi um símbolo muito usado na Roma Antiga. Simbolizava a força na união, segundo a metáfora de que um galho sozinho pode ser quebrado, porém unidos tornam-se bem resistentes. Benito Mussolini resgatou esse símbolo ao fundar o Partido Nacional Fascista em 1921.

Liderado por Benito Mussolini, o fascismo se aproveitou do cenário de incerteza em que vivia a Itália no pós-Primeira Guerra Mundial. Usava da violência para alcançar os seus objetivos e cresceu consideravelmente violentando os socialistas na Europa.

Também era contra as ideias socialistas, liberais e democráticas. Da mesma forma, sendo um movimento totalitário, o Partido Nacional Fascista deveria ocupar todos os setores do Estado e da sociedade. Para isso, os fascistas usaram meios como a censura, a perseguição política e a prisão de opositores.

O fascismo, segundo Mussolini, do socialismo científico rejeita o materialismo histórico (determinismo económico) e o conceito de luta de classes; do liberalismo, recusa a economia e a política, e tanto por razões doutrinárias como por razões históricas (a Itália ...

Além da Itália e Alemanha, registraram-se movimentos fascistas de destaque na Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Finlândia, Hungria, Romênia, Espanha bem como na África do Sul e Brasil.

Além de subverter todos os pilares democráticos do país ao pregar o nacionalismo revolucionário, estabeleceu uma autoridade ditatorial por meio ilegais, assassinou seus inimigos políticos, aprovou invasões, reprimiu a classe trabalhadora, privou a liberdade de expressão e priorizou os ricos — o líder fascista conseguiu ...

Entenda o motivo! A camisa preta é uma ação em combate ao racismo em protesto aos episódios envolvendo Vinícius Júnior, do Real Madrid, em jogos do Campeonato Espanhol neste ano. O brasileiro foi alvo de ofensas racistas em várias partidas. O modelo é preto, com escudo da CBF, números e nomes em amarelo.

Além disso, os fascistas padronizavam também seus cumprimentos, que não seguiam a forma da continência militar comum, mas uma saudação com o braço direito levantado a 45º, de punho aberto. Essa era a saudação que os antigos romanos da época do império faziam.