Qual é o símbolo do batismo?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A vela ou círio batismal representa o compromisso do cristão em encontrar a luz da sua própria vida de fé, para ser, por sua vez, a luz do mundo através das suas obras e das suas ações. O vestido branco é usado durante o Batismo como símbolo da nova vida, da nova dignidade de que a pessoa batizada se reveste.

O batismo é um mandamento
O batismo é realizado “para remissão dos pecados” para aqueles que se arrependem (ver Marcos 1:4). Embora Jesus tenha vivido uma vida perfeita e sem pecados, Ele também foi batizado para “cumprir toda a justiça” (Mateus 3:15).

Ao final da cerimônia de batizado, simbolicamente o padrinho faz a entrega da vela acesa para a criança, representando a luz de Cristo, como já mencionamos.

O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).

-Não resistirmos ao Espírito Santo quando Ele aponta nossos pecados, mas reconhecer nossos pecados, arrependendo-nos, humilhando-nos e confessando-os. A graça do Batismo no Espírito pode enfraquecer, secar ou perder-se em tibieza devido ao pecado.

A função dos padrinhos de Batismo é “colaborar com os pais em sua missão”[1] de ajudar o batizando a “crescer na fé, observando os mandamentos e vivendo na comunidade dos seguidores de Jesus”[2].

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Jesus Cristo foi batizado há mais de 2.000 anos, no entanto, o batismo é tão relevante para as pessoas de hoje como o era no passado. No batismo de Jesus Cristo no Rio Jordão (ver Marcos 1:9), Deus o Pai falou do Céu. Deus disse que estava “satisfeito” com Jesus (ver Mateus 3:17).

Padrinhos precisa ser um casal (homem e mulher) ou pode-se chamar 2 pessoas do mesmo sexo, como duas irmãs, por exemplo? Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân. 873).

É fundamental que os padrinhos sejam católicos. Eles podem ser casados na Igreja Católica ou solteiros e participantes da vida da Igreja. Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.

A vela que é entregue aos pais ou ao padrinho do batizando, simboliza Cristo, a luz do mundo, na esperança de que Ele ilumine a criança e permita àqueles que a amam e a apoiam acompanhá-la na fé.

Conclusão. A madrinha de consagração é tão importante quanto a madrinha de batismo e precisa estar presente de forma ativa na vida espiritual da criança.

"No momento do batizado, a madrinha segura a criança e o padrinho fica ao lado. E, após o ritual, o padrinho entrega simbolicamente uma vela acesa à criança, dizendo: 'Recebe a luz de Cristo'. Essa vela grande é o Círio Pascal, que simboliza Cristo, a luz do mundo.”

E que idade é essa exatamente? A resposta finalmente veio quando o Senhor descreveu como os pais deveriam ensinar o evangelho aos filhos. Ele disse: “E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição das mãos” (Doutrina e Convênios 68:27).

Um dia, quando João Batista estava batizando as pessoas no rio Jordão, Jesus Cristo apareceu e foi falar com ele. Jesus pediu que João O batizasse.

Esta versão da Renovação das Promessas Batismais é mais comumente feita durante a Missa de Sacramento da Crisma. Porém, também pode ser feita no momento da Missa de Primeira Comunhão Eucarística, quando os participantes não forem crianças.