Qual é o símbolo da videira?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

A videira era o símbolo de Israel como povo de Deus. Agora, Jesus se apresenta como a verdadeira videira cultivada pelo Pai: "Eu sou a videira e meu Pai e o agricultor". Ele e aqueles que o seguirem são o verdadeiro Povo de Deus: a videira e os ramos, os discípulos.

A videira é um arbusto com caule sarmentoso e hábito de crescimento trepador. Caracteriza-se por plantas que possuem raiz, caule, folhas, frutos e sementes.

Uva

Uva, o fruto da videira
Se você ama uvas e seus derivados, vai gostar da Vitis vinífera – nome científico da videira, planta que produz as uvas.

A uva é símbolo de prosperidade, de fartura, de longevidade, fertilidade e plenitude. Por carregar esta simbologia, a uva está associada a festividades e à alegria. O fruto está ligado ao vinho, o qual simboliza o sangue de Cristo para os cristãos.

3. Programa Imunizante: para fugir das invejas e ciúmes, atravessar o pensamento negativo circundante, a indicação é a uva. Vegetal misterioso, exuberante nos terrenos mais difíceis e áridos.

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. (…) Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

Essa é uma das alegorias mais conhecidas da Bíblia, geralmente intitulada “A Videira e os Ramos”. O significado principal desse ensino aponta para o nosso relacionamento com Cristo, e a dependência que temos dele. Cristo é a Videira verdadeira, e nós somos os ramos.

Deus quer o fruto. E que fruto é este? Em Gálatas, capítulo 5, versos 22 e 23, encontramos este fruto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.

Significado de Videira
[Religião] No antigo testamento, representação alegórica do povo de Israel, criado por Deus para habitar as montanhas da Palestina. Etimologia (origem da palavra videira). Vide + eira.

prosperidade, abundância, castidade, segurança, fecundidade, imortalidade e paz.

Aos 40 anos, a videira atinge seu pico em termos de rendimento e passa, daí em diante, a produzir cada vez menos uvas. Esse declínio aumenta até que a videira atinja cerca de 50 anos. Porém, ela pode viver muito mais, há registros de videiras de mais de 250 anos, embora com pouca ou nenhuma produção de frutas.

Deus muda o nome de Abrão e de Simão Pedro: o nome exprime a vocação que receberam. Também os religiosos, ainda hoje, podem mudar o nome quando entram no mosteiro. Quando Cristo disse chamar as ovelhas uma por uma, significa que dá a cada um de nós uma própria e irrepetível missão.

Uma videira frutífera era símbolo de abundância. O que o salmista quis dizer com “seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor de sua mesa”?

Essa mulher relatada pelo salmista é comparada a uma videira, não uma videira qualquer, mas FRUTÍFERA, que dá bons frutos (frutos doces); frutos falam de ALIMENTO; a importância de sermos videiras de qualidade.

A uva é cheia de carboidratos e atua na prevenção de diversas doenças. Rica em antocianina (um potente antioxidante), ela ajuda a evitar a formação de coágulos nos vasos. Com isso, o risco de os males cardiovasculares aparecerem diminui bastante.

Fruto da videira: 1 baga, bago, cacho de uva.