Qual é o símbolo da potenciação?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Use o símbolo ^, também conhecido como acento circunflexo. Por exemplo, para escrever 4 elevado à 5ª potência, digite " 4^5 ".

Os termos de uma potenciação são: A base (a) representa o número que será multiplicado por ele mesmo n vezes; O expoente (n) representa o número de vezes que a base será multiplicada; E a potência (c) representa o resultado da operação efetuada.

Símbolos da matemática - Sinais que articulam as operações

7 + 8é o sinal de somar.
10 - 5é o sinal de subtrair.
2 × 3 2 * 3 2 · 3são os sinais de multiplicar.
8 / 4 8 4 8 ÷ 4são os sinais de dividir.
2 = 2é o sinal de igualdade.

A potência elétrica pode ser ativa, reativa ou aparente. A potência ativa é aquela utilizada na transformação da energia elétrica em outra energia útil, ocasionando luz, movimento e calor, e medida em em quiloWatts (kW).

Os tipos de potência são: elétrica, instantânea, mecânica, média e termodinâmica.

As potências de base 10 são formadas pelo algarismo 1 seguido de zeros da quantidade do número do expoente. Se quisermos representar a potência de 1025, teremos o número 1 seguido de vinte e cinco zeros. Portanto, a potência 10n é formada pelo algarismo 1 seguido de n-vezes o algarismo 0.

Potência no Word

  1. Abra o Microsoft Word.
  2. Com o Word aberto, selecione o número que deseja deixar elevado.
  3. Após selecionar mantenha as teclas CTRL e SHIFT pressionadas.
  4. Aperte uma vez a tecla com o sinal de igual "=" e automaticamente o número ficará elevado. Vide exemplo abaixo.

Quando você eleva a 3, está multiplicando o número por ele mesmo três vezes. Então, 5 vezes 3, você já viu antes, é 15. Mas, 5 ao cubo, 5 vezes ele mesmo três vezes, é igual a 5 vezes 5, que é 25. Então, 25 vezes 5 é 125.

Propriedades das potências

  • propriedade – Multiplicação de potências de mesma base.
  • propriedade – Divisão de potências de mesma base.
  • propriedade – Potência de potência.
  • propriedade – Potência de um produto.
  • propriedade – Potência do quociente.

POTÊNCIA BASICAMENTE É A MULTIPLICAÇÃO DE FATORES IGUAIS.
Toda potência é formada por dois números: Base e expoente. Esses números podem ser naturais, inteiros, decimais, fracionários, racionais e até irracionais.

Para calcular a potenciação fazemos uma multiplicação de fatores iguais, onde esses fatores são a base da potência. A quantidade de vezes que a base se repete é indicada pelo expoente. A base é o 4, é o fator que será multiplicado. O expoente é o 2, é a quantidade de vezes que o 4 será multiplicado por ele mesmo.

O símbolo Z*- é usado para indicar o conjunto de números inteiros negativos: Z*- = {-1, -2, -3, -4, -5...}

Z*+ = conjuntos dos inteiros positivos, com exceção do zero. Z*+ = {1, 2, 3, 4, …}; Z*- = conjuntos dos inteiros negativos, com exceção do zero.

Para fazer a representação da multiplicação entre dois números, utilizamos o símbolo “×” ou o símbolo “·”. O resultado da multiplicação é conhecido como produto, e os números que serão multiplicados são chamados de fatores.

A potência é uma grandeza física, de símbolo P, definida como a razão entre a energia produzida, transferida ou transformada e o intervalo de tempo em que ocorreu essa transferência. É também o produto da força pela velocidade. A unidade do sistema internacional de unidades (S.I.) é o watt, cujo símbolo é W.

O cálculo da potência ativa realiza-se com a seguinte fórmula: P = Potência Ativa = (Tensão eficaz) x (Corrente eficaz) x (Cosseno do desfasamento). A potência ativa é uma parte importante da corrente alternada, pois é aquela potência que se aproveita verdadeiramente e é útil para o sistema elétrico.