Qual é o símbolo da justiça?

Perguntado por: mmagalhaes . Última atualização: 24 de abril de 2023
3.9 / 5 8 votos

A origem desse símbolo do direito remete ao deus egípcio Osíris, que era responsável por julgar o destino dos mortais já falecidos pesando seus corações com a ajuda de uma balança na presença da deusa da justiça, Maat.

balança

Sem dúvidas, um dos símbolos mais conhecidos na advocacia é a balança, lembrada em diversos ambientes jurídicos. Sua estrutura composta por uma base que equilibra dois pratos é a representação da igualdade.

O martelo todo em madeira, utilizado pelo juiz, é um dos mais significativos e conhecidos símbolos da advocacia, do direito e da ustiça. Ele representa o sinal de alerta, respeito e ordem para o silêncio. Apesar de sua fundamental importância, seu significado não é único.

No Direito o martelo representa o sinal de alerta, respeito e ordem para o silêncio.

Coruja

Coruja. Símbolo do advogado e ave da sabedoria, perspicácia e inteligência, a coruja é ligada a deusa da sabedoria, Atena (ou Minerva para os Romanos), que tinha uma ave dessas como animal de estimação.

Temis

É uma divindade grega por meio da qual a justiça é definida, no sentido moral, como o sentimento da verdade, da equidade e da humanidade, colocado acima das paixões humanas. Por este motivo, sendo personificada pela deusa Têmis, é representada de olhos vendados e com uma balança na mão.

Na justiça ou em outras áreas, a espada significa poder. É a arma contra a injustiça e o mal. A ferramenta também simboliza a misericórdia pelo bem e o perdão do inocente e a punição para o mal.

Serpente. Em algumas representações de Themis, ela pisa na cabeça de uma serpente. Isso significa a dominação, por parte da sabedoria das leis e do conhecimento, dos impulsos e das paixões humanas.

“SÍMBOLOS DA ADVOCACIA - A IMAGEM DA JUSTIÇA (TÊMIS), A BALANÇA, A BECA E AS INSÍGNIAS PRIVATIVAS DO ADVOGADO - RAZÕES ESTATUTÁRIAS, ÉTICAS E HISTÓRICAS DITADAS PELA NOBREZA DA ADVOCACIA - INFLUÊNCIA DO INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS.

Ela simboliza o poder, que pode ser tanto de destruição (do direito contra a injustiça) quanto de construção (em prol da manutenção da paz e justiça).

Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene, é correto tratá-lo por “Excelência” ou por “Meritíssimo juiz”.

Azul escuro
Portanto, esse tom de azul é muito eficaz para escritórios de advocacia, já que transmite confiança, honestidade, responsabilidade e lealdade.

É um traje que simboliza poder, dando especial representatividade a quem os usa. E no caso da vestimenta usada pelo Judiciário, a cor preta enfatiza essas características. A toga começou a ser usada na Roma Antiga – antes de Cristo – e é um dos símbolos da magistratura.

Qual é o símbolo do Direito? O símbolo do Direito é a balança. Utilizado para medir a massa dos objetos, esse instrumento é muito associado ao conceito de equilíbrio. Porém, a figura da deusa da Justiça, Themis, também aparece com frequência.

Conceito. O Martelo Invertido é um padrão de alta que sinaliza a reversão de um movimento de baixa do preço para um movimento de alta.

Como ocorre nas reuniões maiores do Poder Judiciário, quando o juiz, através do malhete faz lembrar aos presentes a sua autoridade máxima, em Rotary, ele também simboliza a autoridade e a investidura do cargo.

cervo

Ao cervo está também associada a ideia de liberdade e velocidade. Na Antiguidade clássica grega e romana, o cervo era o animal da deusa Diana.

Leão: Representa poder, força, garra, astúcia, nobreza e liderança.

Águia. Sinônimo de sabedoria e poder, a águia é o animal símbolo dos Estados Unidos. Sabedoria, orientação e poder.

Os olhos vendados servem para simbolizar a imparcialidade, mostrando que todos são iguais perante a lei. O que significa que a justiça tratará ambos os lados de modo igual, independente da sua crença, classe social, status, etc.

A balança da justiça
A origem desse símbolo do direito remete ao deus egípcio Osíris, que era responsável por julgar o destino dos mortais já falecidos pesando seus corações com a ajuda de uma balança na presença da deusa da justiça, Maat.