Qual é o símbolo da Crisma?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

· o perfume do óleo usado na Crisma significa que o cristão deve “exalar o bom odor de Cristo”, ou seja, deve testemunhar Jesus Cristo, sem ser alguém malcheiroso no viver (cf. 2Cor 2,1416); · ser ungido é ser marcado com o selo, com o sinal da cruz, significando que o cristão pertence a Cristo (cf.

Neste rito, usa-se paramentos na cor vermelha, cor que nos remete às “línguas de fogo” (presença do Espírito Santo em Pentecostes). A matéria sacramental é o óleo do Crisma (consagrado na quinta-feira Santa na igreja Catedral pelo bispo e padres).

Durante o ritual, o Bispo impõe suas mãos sobre a cabeça de cada um, ao mesmo tempo em que o Diácono delineia o Sinal da Cruz com o Santo Óleo na testa do iniciante, enunciando as palavras correspondentes a este momento, ou seja, a Forma – “Eu te marco com o Sinal da Cruz e te confirmo com o Crisma da Salvação, em nome ...

Não é necessária a utilização de velas. Imposição das mãos. Unção do Crisma. No momento da Unção com o Santo Óleo do Crisma, o crismando deve aproximar-se do Bispo, acompanhado do padrinho ou madrinha.

10. É conveniente que os crismandos tenham a ajuda espiritual de um padrinho ou uma madrinha. Para ser padrinho ou madrinha, devem se cumprir as mesmas exigências pedidas para o Batismo, ou seja: tenha completado dezesseis anos, seja crismado, e tenha recebido a Eucaristia, se for casado, que o seja no religioso.

Padrinhos de batismo ou de crisma têm a missão de colocar os afilhados nas mãos de Deus, que lhe dará todas as graças necessárias para acompanhá-los no caminho da fé que o Senhor convidou a trilhar.

Uma pergunta comum entre os casais é se, para casar pela Igreja Católica, precisa ser crismado e ter feito a 1ª Comunhão. Se um dos noivos nunca comungou, é possível realizar o casamento, mas não será possível ter missa.

Se o batismo é de uma criança, Padrinho ou Madrinha também têm a tarefa de pronunciar por ela as promessas do Batismo. Por ocasião do Crisma, geralmente um Padrinho acompanha o jovem, uma Madrinha a jovem, auxiliando ambos os jovens fiéis na sua “confirmação” como membros da Igreja.

O Crisma, segundo a doutrina da Igreja Católica, é um sacramento da Igreja Católica em que o fiel recebe, através da ação do bispo, uma unção com o Crisma (óleo de oliveira). Trata-se de um rito em que o ministro sagrado impõe as mãos sobre os confirmandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo de oliveira.

Alguns recomendam o branco e o amarelo para se vestir nesta cerimônia, mas não é obrigatório. O que deve evitar são as cores demasiado estridentes, como por exemplo os tons florescentes que estão na moda ultimamente, mas que não são adequados para se crismar.

Eterno Pai, eu vos ofereço o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação de nossos pecados e os do mundo inteiro. Nas contas pequenas: Pela sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

Fale apenas o que vive e viva o que ensina: catequese quer dizer fazer ecoar. É preciso que a Palavra de Deus ecoe primeiro em nós para ter força de ecoar nos outros. Catequese não é “aula de religião”: na aula eu ensino o que não vivo; na catequese, só posso ensinar o que vivo.

Na verdade esta é uma questão semântica (sentido das palavras e da interpretação das sentenças e dos enunciados): O Crisma ou A Crisma? O correto é: O Sacramento DA Crisma ou A Crisma! (feminino, portanto). O que, às vezes, gera um pouco de confusão é o fato de o Óleo (A MATÉRIA) da Crisma ser chamado O Crisma!

Símbolos

  • Água: representa a passagem da vida "pagã" para uma "nova vida". ...
  • Óleo: representa a fortaleza do Espírito Santo. ...
  • Veste branca: representa a nova vida adquirida pelo batismo. ...
  • Vela: tem dois significados: o Espírito Santo e o dom da fé.