Qual é o símbolo da alma?

Perguntado por: icortes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Além da sua suavidade e diversidade de cores, a borboleta é o símbolo da alma, pois da mesma forma que ela libera o casulo para voar, o espírito também se liberta do corpo físico para o infinito. Ela representa o renascimento e a imortalidade.

E “nefesh” (em hebraico) e “psiché” (em grego) significam alma.

Os filósofos e fisiologistas imaginavam que ela estava situada no coração, nos rins, na medula ou nas vértebras, e hoje acredita-se que a alma aloja-se no cérebro. Ou no intestino, nosso segundo cérebro. Sabemos que há um sistema das emoções - o sistema límbico. Locus de toda substância do sentir e agir.

Segundo Aristóteles a Alma é composta por três faculdades, a saber: alma nutritiva, que pertence a todos os seres vivos; alma sensitiva, própria dos animais e alma intelectiva, pertencente exclusivamente ao ser humano.

O Zohar ensina que 30 dias antes de a pessoa morrer a alma começa a sair do corpo. A alma tem três aspectos ou níveis, chamados Nefesh, Ruach e Neshamá. Na hora da morte os dois níveis mais elevados deixam o corpo. O mais baixo, Nefesh, passa por um processo de até 11 meses para se desprender do corpo.

São eles: a animação, a sensação, a arte, a virtude, a tranquilidade, o ingresso e a contemplação. Palavras-chave: Alma.

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos.
Os animais não têm alma. Logo, não vão para o céu. Isso tem uma razão de ser: ninguém quer ter que lidar com bichos sujos, como guaxinins, gambás, texugos, entre outros, quando estiver em um belo piquenique com Jesus.”

2 espírito, pensamento, consciência. Natureza moral de uma pessoa: 3 caráter, índole, natureza, personalidade, psique.

Como vimos até aqui, “alma” na Bíblia significa pessoa viva. E, espírito, se refere principalmente ao “fôlego de vida” que Deus soprou no ser humano para que se tornasse uma alma vivente.

Reservar momentos do dia para refletir sobre nós, nossas relações e nos aproximar de Deus, faz bem tanto ao nosso corpo físico (a oração “desacelera”) quando espiritual. Se preferir, convide as pessoas que estão com você no isolamento para um momento e leitura e conversem sobre estes pontos.

Apesar de sua rejeição pela comunidade científica, o experimento de MacDougall popularizou o conceito de que a alma tem peso e, especificamente, que pesa 21 gramas.

Aquino concluiu que a alma sem corpo teria apenas os poderes que (em sua visão) não dependesse de órgãos corporais: faculdades como a razão e o intelecto. Agora podemos ver que essas faculdades são tão dependentes de um órgão corporal – o cérebro – como a visão é dependente dos olhos.

São elas: a visão, a audição, o olfato, o tato e o gosto (paladar). Por outro lado, as potências internas da alma vão tratar dos aspectos interiores ao ente que também envolvem o processo de apreensão e recordação das coisas. São elas: o senso comum, a imaginação, a estimativa e a memória.

O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito. Mas a alma humana desempenha também as funções da alma sensitiva e vegetativa, sendo superior a estas.

A alma é indivisível e se revela pelos seus pensamentos e seus atos. Para que ela possa se manifestar, através do corpo físico, é preciso um elo entre ambos, que seja semimaterial, para que o corpo fluídico fale usando o físico.

Acredita-se que o costume surgiu na Idade Média e era uma forma de garantir que a pessoa estava mesmo morta, antes de enterrá-la.

Da mesma forma, se alguém que você conhece sente a presença ou vê outra pessoa já falecida você deve dizer que é algo comum ao redor do mundo.