Qual é o significado patriarcal?

Perguntado por: epires5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Para as teóricas feministas, o patriarcado é um sistema sociopolítico que coloca os homens em situação de poder, ou seja, o poder pertence aos homens. As sociedades patriarcais têm gênero masculino e a heterossexualidade como superiores em relação a outros gêneros e orientações sexuais.

O patriarcado é um sistema social que privilegia homens através das principais instituições que formam nossas relações - família, o trabalho, a religião, entre outros. Ele proporciona poder aos homens de se colocarem acima das mulheres e decidir sobre suas posições também.

O patriarcado é um sistema que criou raízes em nossa sociedade, ele inferioriza mulheres e oferece a dominação aos homens. Isso quer dizer que o patriarcado oferece o poder de controle dos homens para com as mulheres, causando diversos tipos de violências.

Ao analisar os debates propostos por hooks, Lorde, Paredes e Lerner, eu diria que: o patriarcado é o sistema consolidado historicamente de opressão dos povos e principalmente das mulheres; o machismo são as crenças e práticas sociais que demonstram como se arraigou culturalmente o poder dos homens; e a ideologia que ...

Na atualidade, nos deparamos com o —patriarcado mascarado“, o qual é veemente negado, herdando de tempos atrás, muitas características de desigualdade de gênero, presentes no meio social, profissional e familiar da mulher.

A palavra é derivada do grego e significa "chefe" ou "pai de família". Assim, patriarcas eram anciões, ou chefes, dos grupos familiares e, por serem os mais velhos de uma grande família, mereciam respeito, obediência ou veneração.

Como consequência esse pensamento social continua importando violações de direitos, e impôs às mulheres a condição de inferioridade em relação aos homens, exteriorizada através de diversos tipos de violência, desde a subjugação física e sexual, controlando a vida das mulheres de forma consciente e inconsciente, pois, ...

O patriarcado depende da formatação da construção social do gênero. A mulher se torna frágil, doméstica, quieta, passiva. O homem, portanto, deve criar uma masculinidade violenta, agressiva, poderosa, imperante. Isso está no seio da constituição da família patriarcal.

Patriarca, originalmente, era uma pessoa que exercia uma autoridade autocrática no papel de pater familias sobre uma família estendida. O sistema de governo de famílias pelo homem mais velho é denominado patriarcado.

O termo significa literalmente “dominação do pai”. Desde então, este conceito-chave da análise feminista tem sido importante para os movimentos e estudos feministas. Na interpretação bíblica tornou-se também uma categoria importante de análise do texto bíblico.

Patriarcado bíblico , também conhecido como patriarcado cristão, é um conjunto de crenças no cristianismo evangélico sobre as relações de gênero e suas manifestações nas instituições, incluindo o casamento, a família e o lar.

Segundo ela, foi no Período Arcaico (entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C.) que a primeira forma de patriarcado surgiu: eram as famílias nas quais o homem mais velho, o patriarca, era quem controlava o poder de toda uma linhagem.

O patriarcado surgiu, muito provavelmente, da divisão das tarefas nos tempos primitivos. A maternidade limitava as mulheres que, grávidas ou amamentando os seus filhos, não dispunham da mesma capacidade física dos homens, tanto na fuga aos predadores como na caça das presas.

Como vimos, podemos definir a masculinidade tóxica como um conjunto de estereótipos que a sociedade tende a atribuir ao sexo masculino. Estereótipos estes que fazem mal não só a sociedade, mas aos próprios homens (nos mais diversos aspectos de sua vida). Incluímos então no ambiente de trabalho e na sua saúde mental.

O patriarcado associa a biologia à cultura, no sentido de diferenciar os papeis sociais baseados em papeis sexuais. Em geral, cargos de maior importância cultural são destinados a homens, enquanto cargos de importância familiar são relegados às mulheres.

Chamamos de patriarcal a família chefiada por um homem (o patriarca, ou seja, o pai), que tem por responsabilidade adquirir alimentos e cuidar da segurança de seus filhos e de sua esposa. Nesse modelo, no início, os homens caçavam para alimentar a esposa e os filhos, que ficavam sob os cuidados da mãe.

Como o patriarcado afeta as minorias
Violências contra a mulher, como a ocasionada pela cultura do estupro e a violência doméstica também são instrumentos de dominação usados para manter o controle. Além disso, o patriarcado reforça a norma da heterossexualidade e da binaridade como únicas formas “corretas” de relação.