Qual é o significado dos enfeites de Natal?

Perguntado por: lbelem . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

As coloridas bolas de Natal, colocadas nas pontas dos galhos dos pinheiros ou árvores artificiais, representam os frutos da vida humana e seus desejos, tais como amor, esperança, perdão e alegria. De formas e tamanhos diferentes, os enfeites também representam os gestos concretos de amor entre irmãos da Terra.

As luzes de natal, ou pisca-pisca, são muito utilizadas durante as festividades de final de ano, para decorar a casa, e simbolizar o nascimento de Cristo.

Significado cristão da guirlanda
Este é o nome dado a um período de quatro semanas antes do Natal. Inclusive, essa coroa do advento costuma ser enfeitada com 4 velas coloridas, além dos ramos e flores. Para os cristãos, o círculo infinito significa o amor eterno entre Deus e seu filho Jesus.

o anjo, que anuncia ao mundo o seu nascimento; a Estrela de Belém, que indicou o caminho para os reis magos; os três reis: Baltazar, Gaspar e Melchior.

Era como se os idólatras levassem as árvores para dentro de casa para preservar-lhes a vida durante aquele período de inverno; como se estivessem pedindo ao sol (ou a uma divindade ligada a ele) que voltasse logo.

As Bolas coloridas que enfeitam as árvores
Simbolizam os frutos da prosperidade na árvore de natal, como sentimento de desejo por esta fortuna.

Para os cristãos, as luzes de Natal expressam a iluminação trazida ao mundo pelo nascimento de Jesus. Todas essas luzes saúdam o início de uma nova era, a Era Cristã. As velas, por serem perigosas, foram substituídas pelos pisca-piscas com a generalização da eletricidade.

A árvore de Natal é um dos principais símbolos dessa data comemorativa, e suas origens remontam a povos pagãos que enxergavam as árvores como um símbolo da fertilidade. A árvore de Natal é um dos símbolos natalinos mais tradicionais, e suas origens remontam a crenças pagãs.

O costume de colocar a guirlanda começou no Hemisfério Norte com a superstição de que pinheiro, hera e outras plantas ofereciam proteção contra bruxas e demônios no inverno, além de espantar a má sorte e atrair felicidade.

6 de janeiro

Passadas as comemorações de fim de ano, tradicionalmente, a decoração de Natal, como árvore e luzes de pisca-pisca, são retiradas das casas no dia 6 de janeiro. Nesta data é comemorado o Dia de Reis pelos cristãos, em celebração ao dia em que Jesus recebeu a visita dos três reis magos, guiados por uma estrela.

Para gerar um efeito sensacional, use luzes pisca-pisca brancas ou douradas. Seja qual for sua escolha, sua nova árvore de Natal branca será um sucesso.

Papai Noel

Um dos símbolos do natal mais famosos é o Papai Noel, que alegra a criançada com a entrega de presentes, mas a árvore de Natal, o peru e a ceia também são outros símbolos do natal que carregam significados importantes e serão explicados no decorrer do texto.

Já na era católica, as pessoas costumavam colocar o enfeite nas portas, pois acreditavam que eles protegiam a casa de qualquer maldade. Os crentes em superstições também acreditavam que as plantas, geralmente pinheiros, azevinhos e heras, ofereciam proteção contra bruxas e demônios no inverno.

O significado das cores do Natal
Vermelho, dourado, verde e branco são as cores tradicionais do Natal e não são por acaso. Cada uma delas tem um significado: Vermelho: representa sangue de Cristo e o amor incondicional ensinado por Jesus; Dourado: representa a presença do divino, luz e sol.

Uma outra passagem que também é usada como argumento para dizer que é pecado ter árvore de Natal em casa, está em Isaías capítulo 44, onde o profeta fala da ignorância das pessoas que cortam uma árvore, queimam parte dela no fogo para se aquecerem e usam a outra parte para formar um ídolo para adorar.