Qual é o significado do turbante?

Perguntado por: ojaques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Já no Brasil, o uso do turbante tem um significado especial e representa a identidade cultural que foi trazida pelos escravos negros quando vieram da África. Além disso, o adereço se tornou símbolo de resistência e luta contra o preconceito racial.

A origem do turbante é desconhecida, mas sabe-se que já era usado no Oriente muito antes do surgimento do islamismo. As inúmeras formas de amarrar o turbante representam uma espécie de linguagem popular, podendo indicar a posição social, a tribo a que a pessoa pertence e até mesmo o seu humor naquele momento.

No Islamismo xiita, que prevalece tanto na população do Irã quanto do Iraque, os religiosos que são considerados descendentes de Maomé são chamados de seyed e devem usar um turbante preto.

Como usar: 5 modelos de turbantes e looks para se inspirar

  • Flor. Essa amarração é um nó no topo da cabeça, semelhante à uma flor gigante. ...
  • Rabo de cavalo. ...
  • Turbante fechado para cabelo curto. ...
  • Turbante fechado para cabelos lisos. ...
  • Turbante com legging.

No Oriente, ele é um símbolo que serve como reforço à consciência espiritual, uma vez que é a cabeça de cada um que sustenta as opções de fé e religiosidade. Já para os brasileiros, seu uso é associado ao culto às raízes africanas, mais especificamente o candomblé, tão presente na nossa cultura.

Breve história do surgimento dos turbantes
Ou seja, o uso turbante como símbolo e expressão de fé não está ligado apenas às religiões islâmicas, mas também ao Sikh indiano. Ainda na Índia, os turbantes também podem representar a casta e o status financeiro, além da religião.

Claro que sim! Você pode usar o acessório em uma festa mais chique ou mesmo para trabalhar. Em ocasiões mais formais ou festivas, como casamentos, é legal escolher modelos mais sofisticado. Os turbantes com pedras são perfeitos para um look noturno e para festas, e vão te deixar ainda mais linda e elegante.

Em geral, o turbante combina com qualquer estação do ano – só precisa de adequar o tecido, o padrão e a cor à mesma. Na praia, é perfeito para proteger o cabelo do sol, ao mesmo tempo que dá um ar de boho-chique.

>> O SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA E A APROPRIAÇÃO CULTURAL
Símbolo da cultura negra e diretamente associado a rituais religiosos de matriz africana, o uso do turbante está - ou deveria estar - vinculado a uma reflexão madura, antes histórica do que estética, sobretudo por parte de mulheres brancas.

Keffiyeh – Wikipédia, a enciclopédia livre.

O durag nada mais é que um pedaço de tecido usado para proteger o cabelo, mas que com o tempo, ganhou valores estéticos e culturais. O seu nome deriva de “do rag”, que em tradução livre significa “feita de panos”, e já dá a dica da simplicidade da origem do acessório.

O nome "Turbante Vermelho" foi usado devido à sua tradição de usar bandeiras e turbantes vermelhos para distinguir-se. Estas rebeliões inciaram-se de forma esporádica, primeiro na costa de Zhejiang, quando Fang Guozhen e os seus homens assaltaram um grupo de oficiais Yuan.

A cor dos turbantes pode significar a casta, a religião ou uma ocasião especial. Os da casta Rajputs vestem a cor açafrão; os Brahmins usam pink; os Dalits usam marrom; os nômades, preto; turbantes multicoloridos são para dias de festa. Turbantes branco, cinza, preto ou azul, usados pelos Hindus, significam tristeza.

Para um visual mais sofisticado, experimente combinar o turbante com um blazer e calça social. Para um look casual, combine o turbante com uma camiseta básica e shorts jeans.

Umbanda e candomblé encontram na população negra a sua origem, por isso sofrem os mesmos preconceitos.

Por que apenas as mulheres usam o ojá de cabeça? Apesar de alguns terreiros terem homens com panos de cabeça, o uso é originalmente restrito às mulheres.