Qual é o significado do trigo na Bíblia?

Perguntado por: dteixeira5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Na bíblia, o trigo é símbolo da prosperidade, da abundância, da fertilidade e da riqueza. Ele também simboliza sucesso no trabalho e conquistas na vida, representa autoridade e governo e colheita farta.

24 Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: "O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo. 25 Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi. 26 Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu.

A finalidade da semente, à primeira vista, parece que é morrer para multiplicar. É assim que ela se coloca a serviço da vida. A paixão e a morte de Jesus são comparadas com a semente da vida sepultada na terra. Ele se coloca a serviço do Pai para que multipliquemos a vida no mundo.

O trigo é uma cultura de grande importância econômica e alimentícia, fazendo parte da dieta de grande parte da população mundial. Além de ser uma fonte de energia (carboidrato), é rica em vitaminas e minerais essenciais como do complexo B, potássio, magnésio e fósforo.

Trigo: o pão é feito de trigo, que Jesus transformou em seu corpo. Pão e o Vinho: representam o corpo e o sangue de Cristo, repartido com seus discípulos na última ceia. Cordeiro: é o símbolo mais antigo da Páscoa.

Hoje, centenas de anos após, em muitos momentos de nossas vidas precisamos mesmo separar o “joio do trigo”, ou seja, eliminar algumas coisas para purificar alguns entendimentos que estavam misturados.

O trigo é o grão, o grão maduro, ou seja, seco, porque é quando a espiga seca completamente que o grão está maduro, e o trigo tem uma antiquíssima raiz indo-europeia, gere, que justamente tem o significado de seco, velho, portanto daí o grego geron.

Características do trigo
Folhas planas, compridas, um pouco ásperas, que possuem uma bainha invaginante. O fruto, conhecido como grão de trigo, é do tipo cariopse, cuja forma é ovoide, entumecida, tenra e farinácea. Nem todas as flores transformam-se em frutos; geralmente encontram-se de 2 a 3 grãos em cada espigueta.

O nome "Festa das Semanas" também faz sentido, porque ele diz respeito às sete semanas de duração da festa quando se processava a colheita de trigo e cevada.

No moderno processamento, o trigo chega aos moinhos, onde é analisado, passando então pelo processo de limpeza, seleção, moagem, peneiração (separação da farinha de trigo do gérmen e do farelo), descanso e empacotamento.

Lembra que Cristo é o pão da vida! Pela relação do trigo com semeadura, crescimento e colheita, ele representa morte e novo nascimento, lembrando, assim, o Cristo que morreu, ressuscitou e nos concedeu nova vida.

A principal lição que devemos tomar da Parábola do Joio e do Trigo diz respeito à paciência. A ordem para deixar que o joio cresça no meio trigo fala exatamente disto. Mas ao contrário do que alguns pesam, esta não é uma ordem para que o pecado seja tolerado no meio da Igreja.

O trigo é fonte de carboidratos, proteínas, gordura, fibra, cálcio, ferro, ácido fólico. É um dos principais fornecedores de energia para o nosso dia a dia, atua na prevenção de diversas doenças e fornece vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Vamos lá então: sua origem é o Latim ervilla, diminutivo de ervum, uma planta parecida com a atual ervilha, que serve como forragem, ou seja, alimento para o gado. E ali trigo veio do Latim triticum, causa de muitas guerras entre nações.

Ao contrário da origem do milho, que veio das Américas, alguns pesquisadores acreditam que o trigo originou de gramíneas silvestres, desenvolvidas às margens dos rios Eufrates e Tigre, na Ásia, entre 10.000 a 15.000 a.C.

O trigo e a uva simbolizam o pão e o vinho, significando a Trindade Santa. E por fim, assim como o girassol que sempre está voltado para o sol, devemos estar sempre virados para o Divino, Jesus Cristo.

Para os cristãos, o pão simboliza o corpo de Cristo. Na oração do “Pai-nosso” é pedido a Deus “o pão nosso de cada dia nos dai hoje”. Para os judeus, o fermento simboliza a corrupção. Por isso, eles só ofereciam a Deus pães ázimos, sem fermento.

abundância, representa o pão nosso de cada dia.

Separar o joio do trigo é uma preocupação constante do agronegócio. É também um ensinamento de conhecida parábola de Jesus (Mateus 13). Separar férteis sementes de ervas daninhas é um desafio humano que invade a vida de cada um. Boas ideias são férteis sementes (trigo).