Qual é o significado do termo fábrica global?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A expressão “Fábrica Global” indica que a produção e o consumo se mundializaram de tal forma que cada etapa do processo produtivo é desenvolvida em um país diferente, de acordo com as vantagens e as possibilidades de lucro que oferece.

Essas empresas atuam através da ampliação de seus mercados e do aumento do número de filiais. Além disso, originam-se em países desenvolvidos e migram em direção aos países subdesenvolvidos ou emergentes, o que não é necessariamente uma regra.

Com a maior capacidade atual de fabricação e produção, a China tem recebido a fama de “Fábrica Mundial” e se tornado uma potência manufatureira em busca de inovação.

O mercado globalizado - caracterizado pela ausência de fronteiras, empresas sem pátria e produtos sem nacionalidade - enfoca novas diretrizes para a atuação empresarial, conforme Wind (1998), tais como criação de valor, flexibilidade e aprendizagem, tecnologia da informação, mulltifuncionalidade e formação de redes a ...

Três tipos de indústrias e suas divisões

  • Indústrias Extrativistas.
  • Indústrias de Bens de Capital.
  • Indústrias de Bens Duráveis.
  • Indústrias de Bens Semiduráveis.
  • Indústrias de Bens Não Duráveis.

Podemos afirmar que a diferença entre fábrica e indústria está no fato de que a fábrica é uma estrutura física enquanto que uma indústria trata-se de um conjunto de atividades voltadas para a fabricação de produtos que são manufaturados a partir de uma matéria-prima.

Profissionais da área de manufatura convivem o tempo todo com um desafio e um sonho: o desafio é alcançar uma produção com qualidade 100%; o sonho, que as máquinas tenham um índice zero de paradas não-programadas.

O principal objetivo dessas empresas é a maximação dos lucros por meio do melhor acesso às matérias-primas e aos mercados consumidores.

A Divisão Internacional do Trabalho direciona uma especialização produtiva global, já que cada país fica designado a produzir um determinado produto ou partes do mesmo, dependendo dos incentivos oferecidos em cada país. Esse processo se expandiu na mesma proporção que o capitalismo.

Além do baixo custo da mão de obra, a China se tornou a “fábrica do mundo” devido a um ecossistema de negócios extremamente forte, falta de conformidade regulatória, baixos impostos e uma moeda competitiva.

Boa parte dos produtos utilizados por nós em nosso dia a dia são fabricados na China. Os baixos custos de produção e, principalmente, a mão-de-obra barata, incentivaram as multinacionais a concentrar sua produção no país, transformando-o, em pouco tempo, na “fábrica do mundo”.

O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.

Qual é a empresa mais valiosa do mundo em 2022? A empresa com maior valor de marca em 2022 é a Apple, segundo a Kantar BrandZ. Sozinha, ela acumula US$ 947 bilhões. Ela também figura em primeiro lugar quando o assunto é capitalização de mercado, chegando a incríveis US$ 2,6 trilhões.

Os tipos de globalização são três: econômica, cultural e da informação.

A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.

Observa-se uma grande troca de costumes, hábitos e mercadorias culturais. Os animes japoneses e os filmes de Hollywood, por exemplo, são assistidos em todo o mundo. A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta.

A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.

As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), a hibridização ...

Vantagens da globalização
O aumento do ritmo e frequência das trocas entre países é possível graças às melhorias nos transportes e das tecnologias de comunicação. Barreiras de tempo e espaço desaparecem, e caídos estes obstáculos, as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades.