Qual é o significado do símbolo da Nike?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Surgiu inspirado no nome do mito da "deusa" Niké (a pronúncia correta é niqué), a "deusa" da mitologia grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. Os Romanos deram a essa mesma "deusa" o nome de Vitória! A imagem representativa dessa "deusa" era a figura de uma mulher alada.

O símbolo da Adidas, uma das maiores empresas de artigos esportivos do mundo, é representado por três listras, que têm o significado de velocidade, meta e competição. Não há somente um símbolo, mas os que existem têm as listras, que é justamente o que identifica a marca.

O símbolo é usado ao lado direito na parte superior ou inferior do nome da marca.

O logo foi adotado pela empresa em 1937 e representa a capacidade dos motores da marca, que dominam o mar, terra e ar. A Nike dispensa comentários neste caso. Seu famoso símbolo chamado Swoosh, possui uma simplicidade que inspira até hoje inúmeras outras marcas. Foi criado em 1971 pelo designer Carolyn Davidson.

A Nike reforçou ainda mais o posicionamento de seu slogan histórico “Just do it”. Inicialmente ele transmitia a mensagem de coragem, de ação, de tomar atitude e após essa campanha, assumiu também significados “faça o que acha certo”, “tome uma posição”, JUST DO IT.

O famoso logótipo da empresa, é um desenho gráfico criado por Carolyn Davidson em 1971 e vendido por apenas US$ 35,00.

O uso de símbolos é uma das formas mais antigas de comunicação entre os seres humanos. Através de símbolos nos comunicamos transmitindo mensagens, convicções, histórias, sentimentos.

Que animal é o logotipo da Puma? O logotipo apresenta um puma, é um gato grande e predador, conhecido por seus saltos. O elegante caçador foi escolhido para o emblema porque o fundador Rudolf Dassler tinha um apelido de Puma durante seus anos de universidade.

São três diapasões, pequeno instrumento de aço que dá uma nota constante e é utilizado por músicos para aferir vozes e instrumentos. Esses três diapasões no emblema original incorporavam a idéia de “três braços de produção, marketing e tecnologia ousadamente ascendendo para o mundo”.

De acordo com a Wikipédia (2007), o logo do Carrefour diz respeito à sua origem, na França, já que a primeira loja foi aberta na cidade de Annecy, perto de um cruzamento, que em Francês significa "carrefour", e seu símbolo consiste de um "C" vazado em um losango, e suas cores (vermelho, branco e azul) representam as ...

Seria necessário autorização da fabricante. A lei diz que o fabricante não pode impedir que comerciantes utilizem suas marcas juntamente com a do produto. No entanto, o comerciante não pode colocar o logotipo na própria camiseta, mas sim, por exemplo, na embalagem.

Em 2016 a autoridade de propriedade intelectual da UE anulou o registro das três linhas como marca da Adidas, em apoio a queixa da Shoe Branding Europe, concordando que o famoso símbolo não é suficientemente distintivo, para ser registrado como marca.

Pode parecer até piada, mas a verdade é que, o logo da Nike, custou nada mais que 35 dólares. Talvez você já conheça essa história, que a estudante de design Carolyn Davidson recebeu apenas 2 dólares por hora de trabalho para desenvolver o Nike Swoosh.

A Nike nasceu em 25 de janeiro de 1964 como Blue Ribbon Sports e tinha como atividade base importar tênis de corrida japoneses para os EUA, em especial os Tiger.

Eugene, Oregon, EUA

Eugene é uma cidade do estado do Oregon, nos Estados Unidos. É a sede do Condado de Lane. Está localizada no extremo sul do Vale do Willamette, perto da confluência dos rios McKenzie e de Willamette, cerca de 50 milhas a leste da costa de Oregon.

Significado de Nike em inglês
The company Nike is named after the Greek goddess of victory. On the back of the medal, Nike holds a small victory leaf. According to some Nike, goddess of victory, was also a daughter of Ares.

O principal fator para o sucesso da Nike é a inovação e desenvolvimento de produtos exclusivos, diferenciados e de alta qualidade. A marca teve seu primeiro destaque com o tênis aprimorado da Onitsuka Tiger, chamado de Tiger Cortez.

Dan Wieden

Em 1º de julho de 1988, ou seja, há 25 anos, foi veiculado pela primeira vez um comercial de Nike com o slogan “Just do it”, criado por Dan Wieden, fundador da Wieden+Kennedy.

De acordo com a empresa, a missão da Nike é "trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo". Para isso, por meio dos seus produtos e serviços, a marca visa oferecer experiências positivas para os atletas de hoje, enquanto busca desenvolver melhorias para as próximas gerações.

O vencedor é nitidamente a Nike. Com maiores preços e mais vendas, ela nem precisou ser parceira da competição para ganhar essa partida milionária.