Qual é o significado do sangue na Bíblia?

Perguntado por: rrebelo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Por que sangue? Bem, o sangue é um “ingrediente chave para trazer a expiação no sistema bíblico” (Douglas Mangum, The Lexham Bible Dictionary 2016). “A lei exige que quase tudo seja purificado com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão” (Hebreus 9:22, NVT).

Das literaturas que fazem referência ao sangue como vida espiritual ou com conotação religiosa, destaco a seguinte: "o sangue não é somente o agente da vida, é também o da salvação: o sangue do redentor, do mártir, do herói; hoje, sangue desconhecido que leva a vida para situações críticas onde o indivíduo está em ...

14 Porquanto é a vida de toda carne; o seu sangue é pela sua vida; por isso eu disse aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado.

Sangue na Bíblia
foi o homem criado. De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão. Pois a vida da carne está no sangue, e eu o dei a vocês para fazerem propiciação por vocês mesmos no altar; é o sangue que faz propiciação pela vida.

O sangue de Cristo é precioso porque foi o preço que Deus se permitiu pagar para nos resgatar da escravidão do pecado e da morte eterna. O sangue derramado por Jesus é o sinal claro da nossa salvação.

Símbolo de Sangue. O Símbolo do Sangue é formado por uma linha reta na vertical com duas bifurcações, uma próxima ao meio da linha e outra na ponta inferior da mesma, ambas tendo suas bifurcações indo para a esquerda e para a direita em formato de uma cruz dupla invertida.

“Sangue” é uma palavra de origem latina – sanguen – com forte sentido cultural e cristão. Está presente na literatura, nas artes, assim como nas ciências, mais especificamente quando estudado biologicamente.

Portanto, sonhar com sangue pode ser uma maneira de fazer você refletir sobre a forma como está vivendo. Com alegria, paixão, vivacidade? Ou desanimado, entediado, apenas esperando o dia passar? O sangue também faz referência às paixões, então, é um sinal para você enaltecer esse sentimento em sua vida.

Não são os ensinamentos de Jesus, a vida do Cordeiro, o exemplo do Cordeiro, os milagres de Jesus que nos salvam, e sim o sangue do Cordeiro. Jamais se esqueça dessa verdade. Hebreus 9.22 diz: “Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam pelo sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão”.

Uma das funções básicas do sangue é o transporte de substâncias, das quais destacam-se: Levar oxigênio e nutrientes para as células; Retirar dos tecidos as sobras das atividades celulares (como gás carbônico produzido na respiração celular); Conduzir hormônios pelo organismo.

O tecido fluido que chamamos de sangue não só nos alimenta e limpa, entregando oxigênio fresco e outros nutrientes para todos os 100 trilhões de células do corpo e expulsando o dióxido de carbono, amônia e outros lixos metabólicos. Ele não só abriga o sistema imunológico que nos defende de todo mundo.

Trata-se antes de tudo da realidade carnal do corpo feito carne e sangue. É com o corpo que Jesus sofre e morre sobre a cruz. É esse corpo ferido que ressurge e que Jesus mostra e faz com que os discípulos O toquem.

Essas mãos que derramam sangue inocente realmente estão relacionadas com a violência, mas não podemos olhar apenas no sentido literal da palavra; devemos ir mais fundo. E olhando com profundidade, podemos ver que essas mãos estão sobretudo ligadas às injustiças. Note que as mãos simbolizam as nossas atitudes.

23 Porque o Senhor passará para ferir os egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o adestruidor entrar em vossas casas para vos ferir.

Jesus, como figura representativa do Cristianismo, transformou a água em vinho, este gesto é conhecido como transubstanciação – ou seja, o símbolo da mudança da água para o vinho -, tornando-o sagrado como sangue de Cristo.

De um modo geral, o vinho é associado ao sangue de cristo, assim como o pão representa o corpo sagrado de Jesus. Na Eucaristia, por exemplo, a bebida recebe o nome de vinho sacramental ou canônico e só é aceito pela igreja se estiver de acordo com uma série de restrições, incluindo o baixo percentual de álcool.

28 Pelos mortos não fareis aincisões na vossa bcarne, nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor. 29 Não contaminarás a tua filha, fazendo-a prostituir-se, para que a terra não se prostitua, nem se encha de maldade.