Qual é o significado do salmo 121?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

O Salmo 121 nos orienta a seguir um outro caminho. Ele não é uma oração para pedir ajuda. Ele é um caminho que podemos fazer quando queremos elevar a nossa alma ao divino. Partimos do impulso de “elevar os olhos para os montes”, de elevar a nossa consciência, a nossa alma, ao mundo espiritual.

Nesse sentido, "elevo os olhos para os montes" demonstrava a alegria de estar chegando em um local especial de adoração, onde se viveria momentos profundos na presença de Deus, o Deus que socorre (Salmos 121:2), o Deus que cuida dos Seus servos, que não cochila e não dorme (Salmos 121:3-4), o Deus que guarda e protege ...

Jesus

apóstolos e chora, copiosamente: "O meu socorro vem. do Senhor que fez os céus e a Terra! ".

“Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.

Nas escrituras, um monte pode simbolizar o templo. O monte do Senhor representa um lugar espiritual mais elevado onde podemos estar mais próximos de Deus.

O texto fica ainda mais rico quando lemos “a tua sombra à tua direita”, pois estando à nossa direita, afirmamos que é Ele quem resolve, dirige e domina a nossa vida.

Senhor, diante de tantos testemunhos, que alimentam a nossa fé, venho aqui fazer a oração das causas impossíveis porque tenho fé que o senhor é o Deus do impossível. Então eu te peço agora em nome de Jesus, faça o impossível em minha vida!

É possível que esse tipo de salmo fosse parte dos cânticos que eram cantados por romeiros que subiam até Jerusalém para adorar a Deus ali no templo: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?” (Salmos 121:1).

Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

salmo 121

Jesus canta o salmo 121 ao som da harpa da esposa da Eliaquim.

Isso explica a declaração do salmista: “Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro?”. É nesse ponto que existem diferentes interpretações sobre o que o escritor bíblico de fato queria dizer.

Davi

Davi compôs os Salmos 120 e 121 pouco depois da morte de Samuel (ver PP, 664).

Moisés

Então Moisés, em voz alta, pediu socorro a Deus, o SENHOR, e o SENHOR lhe mostrou um pedaço de madeira. Moisés jogou a madeira na água, e a água ficou boa de beber.

Salmos 42:11 ARC
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei.

1 Levantarei os meus aolhos para os montes, de onde vem a minha salvação. 2 O meu asocorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. 3 Não deixará vacilar o teu pé; aaquele que te guarda não tosquenejará.

Dessa forma, a seguir, valendo-se de fundamentações teóricas dentro dos estudos já realizados dentro da Toponímia, serão considerados, conforme a ordem que aparecem nos relatos bíblicos, os seguintes montes: Monte Ararate, Monte Mória, Monte Horebe, Monte Sinai e Monte Carmelo.

O próprio Senhor é o único que pode subir no Monte. Entretanto os salmos nos levaram a esperar a possibilidade do tipo de bem-aventurança que esses salmos descrevem para um homem, não simplesmente para o próprio Senhor. Deus prometeu que um filho ungido de Davi subiria o Monte, não apenas o Senhor.

Continuar lendo Qual é o salmo 121?